terça-feira, 28 de fevereiro de 2017

Rebelião no presídio de Três Passos têm pelo menos um detento morto e clima tenso



A terça-feira de Carnaval (28) está sendo marcada por uma rebelião de detentos no presídio estadual de Três Passos. Pelo menos um presidiário foi morto no confronto.

Desde as 13h30min, os ocupantes do local atearam fogo em colchões, quebraram acessos aos pátios e tentaram empreender fuga coletiva. Equipes da Brigada Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros e Susepe estão mobilizadas para garantir a ordem.

Policiais militares tiveram de disparar com balas de borracha contra os detentos e também jogaram bombas de efeito moral em um dos pátios internos, para buscar conter a rebelião.

Boa parte dos presidiários está no pátio e a negociação deve seguir com a presença da juíza da Vara de Execuções Criminais.

A Brigada Militar também aguarda reforços das equipes do pelotão de operações especiais de Santa Rosa.

Um grande número de moradores que residem próximos à penitenciária, além de familiares de detentos, acompanha a ação policial desde o início da tarde. As ruas laterais ao presídio estão trancadas.

Dois detentos haviam fugido no sábado
Na manhã de sábado (25), dois apenados haviam fugido do presídio de Três Passos. A fuga aconteceu durante o período em que os presos ficam no pátio da casa prisional para banho de sol.

Presídio teve interdição parcial aceita pelo Judiciário no dia 14 de fevereiro
No dia 14 de fevereiro, o poder judiciário deferiu parcialmente o pedido da defensoria pública para interdição do presídio. De acordo com a alegação da defensora Gabriela Bazanella de Oliveira, com uma população carcerária que corresponde a 215% de lotação, falta de higiene e de encaminhamento de saúde, o cenário vivido pelos 204 detentos em regime fechado estaria ferindo a Lei de Execução Penal. A capacidade da penitenciária de Três Passos é para alojar até 162 detentos em regime fechado.










Fonte e Fotos: Rádio Alto Uruguai

Nenhum comentário:

Postar um comentário