segunda-feira, 27 de fevereiro de 2017

Farinha deve subir 10% em março e consumidor sentirá o maior impacto


   Créditos: Divulgação

No ano passado, o Rio Grande do Sul produziu cerca de 2,5 milhões de toneladas de trigo, 70% a mais do que no ciclo anterior. Mesmo com esse resultado positivo, o preço da farinha deve subir 10% agora em março. A previsão é do Sindicato da Indústria do Trigo (Sinditrigo).

O diretor da Associação dos Cerealistas de Passo Fundo, Dilermando Rostirolla, explica que o aumento vai acontecer porque os moinhos estão prevendo que em breve vão gastar mais na compra do trigo.

O que sobrou das exportações, da venda para outros estados, da utilização do cereal para ração animal e dos leilões PEP e Pepro, hoje está nas mãos de produtores, que dificilmente vão vender agora. Eles vão guardar para comercializar o trigo mais tarde com um preço melhor. Por isso, os moinhos querem dar um passo a frente para evitar os prejuízos.

O cerealista afirma que o Brasil é deficiente de trigo. Enquanto colhe 6 milhões de toneladas por ano, consome 12 milhões. O país deveria importar o cereal e não exportá-lo.

Rostirolla ressalta que se o dólar subir vai ficar mais difícil para os moinhos. Mas, acredita que quem mais vai sentir o impacto do aumento do preço do trigo é o consumidor.

Dilermando Rostirolla disse que o produtor que já vendeu o trigo está desanimado, porque recebeu praticamente quase nada e quando não há lucro fica difícil para ele plantarem novamente. Por isso, acredita que haverá uma redução da área plantada no Estado. No entanto, aquele que ainda apostar no trigo, poderá ganhar dinheiro, porque os preços vão subir.


Fonte: Rádio Uirapuru | Passo Fundo

Nenhum comentário:

Postar um comentário