quarta-feira, 4 de janeiro de 2017

Sindicato alerta para focos de ferrugem asiática em Santo Augusto

Técnico do Sindicato informa que focos foram encontrados em lavouras de Ponte Seca


O Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Santo Augusto com extensão de base em São Valério Do Sul está alertando os agricultores sobre a ferrugem asiática. 

De acordo com o Técnico em Agricultura do Sindicato, Luiz Carlos Pommer, no início desta semana foram encontrados dois focos da doença em lavouras localizadas em Ponte Seca, interior de Santo Augusto. Nesse sentido, Pommer destacou a importância dos agricultores ficarem atentos, e se necessário, aplicarem mais cedo os produtos para o controle da ferrugem asiática. 

Segundo Pommer, o fungo está com todas as condições para se propagar rapidamente devido ao excesso de calor e umidade, também pelo motivo do mesmo ter continuado em muitas lavouras nas chamadas sobras de soja, que ficaram nas restevas onde não foi cultivado culturas de inverno. 

O Técnico destacou que para o controle da ferrugem existem dois excelentes produtos com residual de cerca de vinte dias, ou seja, começando agora, com quatro aplicações, da um residual de oitenta dias caso não haja excesso de chuvas, que é o suficiente para chegar ao ponto de maturação principalmente das culturas de ciclo precoce e médio. 

O Sindicato também recomenda a aplicação de produto preventivo para as lagartas da soja, que já são encontradas em algumas lavouras. 

Em anexo, você confere uma foto de uma folha de soja com o fungo se desenvolvendo. O registro foi enviado pelo formando de Agronomia da UNICRUZ de Cruz Alta, Jean Augusto de Marchi.



Postado por: Adriano Martins
Rádio Querência

Nenhum comentário:

Postar um comentário