segunda-feira, 30 de janeiro de 2017

Agentes Epidemiológicos registraram 25 focos do Aedes Aegypti em Santo Augusto

Índice de infestação diminuiu, mas cuidados devem ser mantidos, alerta a SMS


Na última sexta-feira, 27, a Secretaria Estadual de Saúde (SES) do Rio Grande do Sul registrou o primeiro caso de dengue confirmado no estado em 2017. O caso envolve um paciente de Horizontina e foi contraído fora do estado.

Com essa informação e visando alertar a comunidade local, buscamos saber como está o trabalho dos agentes epidemiológicos em Santo Augusto. 

Segundo o Agente Ambiental da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Edemar da Silva Dornelles, neste mês de janeiro o município registrou 25 focos do mosquito Aedes Aegypti. Edemar salientou que a comunidade está mais consciente em relação ao perigo do mosquito e consequentemente está mantendo os cuidados necessários para evitar a proliferação, visto que no mesmo período do ano passado os agentes registraram 50 focos. 

O último Levantamento Rápido de Índices de Infestação do Aedes Aegypti (LIRAa), realizado em novembro do ano passado no município, estava em 0,7 %. Número considerado bom, quando o tolerável é 1%. Em janeiro do ano passado, esse índice estava em 5,3%. 

Mesmo com números mais aceitáveis, a importância de se evitar água parada é altíssima, visto que uma moradora do bairro Getúlio Vargas foi diagnosticada com suspeita de Dengue, no entanto, o resultado divulgado nesta segunda-feira, 30, foi negativo para a doença.


Postado por: Maira Kempf
Rádio Querência

Nenhum comentário:

Postar um comentário