segunda-feira, 5 de janeiro de 2015

Tráfego de caminhões na BR 285, em Ijuí, é um dos mais intensos do RS

No trecho de 30 quilômetros, BR 285 recebe tráfego vindo pela ERS 344, 342, 155 e ainda da BR 392.

Placas advertem os condutores sobre os perigos da pista e o tráfego intenso de veículos pesados. Quase metade dos veículos que passam no trecho são caminhões e carretas que se deslocam para o Porto de Rio Grande, São Paulo e Argentina.


A BR 285 é o principal corredor entre a fronteira oeste e a Serra Gaúcha, através dela, viajam veículos que se deslocam para Porto Alegre, Santa Catarina e os demais estados do Brasil, bem como, aqueles que se deslocam para a Argentina.

Por dia, em Ijuí, passam cerca de 10 mil veículos, porém, na época de férias esse número aumento, podendo dobrar.

O alerta vai para os condutores que trafegam entre Ijuí e Entre-Ijuís.

O trecho de apenas 30 quilômetros detém um dos maiores tráfegos de caminhões do estado.

É neste trecho da rodovia que desembocam todos os caminhões que escoam safra da região da Grande Santa Rosa e fronteira Oeste para o porto de Rio Grande e também os que vêm da Argentina com direção a São Paulo, carregados de farinha, arroz a automóveis.

Na beira da rodovia existem placas advertindo os motoristas para tomar cuidado com o tráfego pesado de veículos e das curvas sinuosas da pista.

Por parte da polícia e do Daer, a orientação é que os motoristas tenham cautela no trecho, respeitem a sinalização e o limite de velocidade, principalmente, porque há, trechos urbanos em Coronel Barros e no Distrito de Esquina Gaúcha, interior de Entre-Ijuís, onde já ocorreram diversos acidentes fatais.

Conforme o Daer, no último levantamento realizado no trecho, 40% do movimento é de carretas e bitrens, 40% de carros de passeio e utilitários, 8% são ônibus e apenas 2% motocicletas.

O trecho que, pela distância de 30 quilômetros, poderia ser feito em 24 minutos, muitas vezes chega a levar mais de 40 minutos em virtude da quantidade de caminhões na pista que rodam em velocidade reduzida em aclives.

Veja imagens ampliadas - Paulo Martins

 



Fonte: PORTAL IJUHY.COM 

Nenhum comentário:

Postar um comentário