sexta-feira, 2 de janeiro de 2015

Pelotas: Policiamento Comunitário é atingido também pelo acidente com viatura da BM

Carro chegou no meio do ano passado ao 4º BPM para atender núcleo na Zona Norte de Pelotas

Imagem feita na manhã de quinta-feira mostra viatura da BM e o veículo Gol após o acidente, no cruzamento da rua Barão de Santa Tecla com avenida Bento Gonçalves; automóvel atendia núcleo de Policiamento Comunitário dos bairros Pestano, Getúlio Vargas e Eldorado (Foto: Lineker Gomes/Divulgação)


O acidente que aconteceu na manhã de quinta-feira (1º) entre um veículo Gol e uma viatura da Brigada Militar compromete o núcleo de Policiamento Comunitário que atende os bairros Getúlio Vargas, Pestano e Eldorado, na Zona Norte de Pelotas - justamente regiões onde o índice de criminalidade é considerado alto no município. A informação é do tenente-coronel André Luís Pithan - comandante do 4º BPM - em entrevista nesta sexta-feira a uma emissora de rádio.

Segundo o oficial da BM, a viatura avariada integra frota dos dez veículos zero quilômetro enviados no segundo semestre de 2014 para Pelotas a fim de atender cada um dos núcleos de Policiamento Comunitário instalados na cidade. O serviço não conta com veículos reservas para reposição. "Não há como substitui-la", confirma Pithan. "Vamos tentar fazer um remanejamento dentro do batalhão para evitar que a região fique desguarnecida, mas não poderemos prestar o serviço de policiamento comunitário naquele núcleo sem a viatura"

A alternativa disponível para retomar o policiamento comunitário nos três bairros atingidos é agilizar o conserto do veículo - se ainda for possível consertá-lo. Há risco de o automóvel da BM ter sofrido perda total. Uma outra solução está descartada - pelo menos por agora: receber do governo do Estado uma nova viatura. Além de a época do ano não ser propícia a esse tipo de demanda, um novo governo recém toma posse com anúncios de corte de gastos e aperto de cinto nas contas públicas estaduais.

Relembre
O acidente aconteceu por volta das 8h desta quinta-feira, primeiro dia de 2015. Com três policiais, o condutor e mais dois, a viatura ia pela avenida Bento Gonçalves em direção ao terminal rodoviário. No cruzamento com a rua Barão de Santa Tecla, um veículo Gol atravessou em alta velocidade o sinal vermelho e atingiu em cheio lateral esquerda da viatura. Os dois carros ficaram bastante danificados e todos os ocupantes dos dois veículos ficaram feridos.

O motorista do Gol não aceitou se submeter ao teste do bafômetro - o que só ocorreu por ordem do delegado Guilherme Calderipe na DPPA - para onde o condutor foi levado. No teste, verificou-se que o homem estava alcoolizado. Ele recebeu voz de prisão em flagrante por tentativa de homicídio e encaminhado ao Presídio Regional de Pelotas (PRP) - onde ainda se encontra à disposição da Justiça.

Por: Roberto Ribeiro
DIÁRIO POPULAR | Pelotas
02 de Janeiro de 2015 - 12h47

Nenhum comentário:

Postar um comentário