sexta-feira, 27 de junho de 2014

Santa Catarina: Barragem rompe e deixa cidade de Arvoredo em alerta




A barragem do Vacaro, em Ponte Serrada, rompeu e atravessou a BR-282 no início da tarde da sexta-feira (27). Com a entrada da água no Rio Irani, enchentes podem acontecer em cidades próximas como Arvoredo. 

Bombeiros e policiais militares da região se deslocaram para Arvoredo e orientam a remoção de famílias próximas do rio. Também há temor de rompimento de outras barragens devido o volume extra com o ocorrido em Ponte Serrada. 

Informações da Defesa Civil dão conta de que o nível do Rio Irani, que corta a cidade deverá subir de três a quatro metros, em função do rompimento da barragem do Vacaro em Ponte Serrada. Antes de chegar a cidade de Arvoredo, água deve ser absorvida pelas PCHs Plano Alto e Alto Irani e por último, pela PCH Arvoredo. 

A prefeita Janete Paravisi Bianchin confirma em entrevista na Rádio Belos Montes, que 30 famílias com casas na cidade próximas do Rio Irani estão sendo evacuadas. Ginásio Municipal servirá como abrigo. Ainda não há informação precisa sobre os impactos. Administração Municipal confirma que no momento a situação está sob controle. Maiores volumes de água na cidade são esperados dentro de duas ou três horas.

De acordo com o coordenador da Defesa Civil de Arvoredo, Eliomar Zancanaro, a equipe recebeu um comunicado de que rompeu um lago nas proximidades de Ponte Serrada e dentro de duas horas e meia deve atingir a cidade de Arvoredo, passando anteriormente pelas duas Pequenas Centrais Hidrelétricas instaladas no município. “A situação é preocupante e preferimos pecar pelo excesso mas não deixar falhas e orientamos a toda a população da parte baixa da cidade a evacuar e deixar as casas”, diz.

A informação da Defesa Civil é que o nível do rio Irani deve aumentar em três a quatro metros e para isso, Bombeiros de Chapecó e da região estão se deslocando para Arvoredo auxiliar no que for necessário. A movimentação já é intensa na prevenção e retirada dos moradores, comércio e órgãos públicos. O Ponto de Referência de informações e auxilio está montando na sede da prefeitura que está com toda equipe de prontidão.



Fonte: Informações: Oeste Mais, Nambá e Belos Montes
Rádio Rural AM 840 | Concórdia / SC
Atualizada em 27/06/2014 - 16h17

Nenhum comentário:

Postar um comentário