sexta-feira, 27 de junho de 2014

Hidrelétrica de Foz do Chapecó abre as comportas




A vazão que gera energia na Hidrelétrica de Foz de Chapecó, segundo os dados informados pelo site da Usina, está zerada. Para efeitos de comparação, a vazão máxima da Hidrelétrica de Itaipú é de 62,2 mil m³/s. A Usina de Foz do Chapecó, às 13h desta sexta-feira, 27, estava com uma vazão de 24,9 mil m³/s.

Com a vazão de 1,8 mil m³/s o Salto do Yucumã, no município de Derrubadas, à 125 km da Usina e que tem as quedas com uma altura média entre 10 a 15 m, fica encoberto. A Usina fica entre os municípios de Águas de Chapecó e Alpestre e segundo os Dados Hidrológicos fornecidos, não está gerando energia.

Como a usina não está retendo água, a previsão é de que as águas no Noroeste do Rio Grande do Sul, na divisa com Santa Catarina e Argentina, subam ainda mais, agravando o quadro já crítico das cidades ribeirinhas alagadas.

A Usina de Itá está situada acima da Foz do Chapecó e quando a primeira abre uma comporta, as águas levam cerca de 8 horas para chegar até a segunda, que faz o mesmo para não acontecer uma inundação na represa.

A barragem de Foz do Chapecó possui a altitude de 40 metros, onde acumula na represa de quase 8 mil hectares mais de 5 bilhões de litros de água.

A equipe do Jornal Folha Popular tentou inúmeros contatos com a Assessoria de Imprensa da Usina, porém sem sucesso.

Fonte: Folha Popular
Foto: Arquivo Folha Popular

Nenhum comentário:

Postar um comentário