sábado, 28 de junho de 2014

Colômbia vence Uruguai por 2 a 0 e enfrenta Brasil nas quartas

James Rodríguez assumiu artilharia da Copa marcou ao marcar os gols colombianos


   James marcou dois e garantiu a classificação colombiana
   Crédito: Daniel Garcia / AFP / CP

Com dois gols de James Rodríguez, a Colômbia bateu o Uruguai por 2 a 0 no começo da noite deste sábado e se garantiu como adversário do Brasil nas quartas de final da Copa do Mundo. O resultado é histórico para a seleção colombiana que, pela primeira vez, passa das oitavas de um Mundial.

Por um lugar na semifinal, Brasil e Colômbia se enfrentam na próxima sexta-feira, às 17h, na Arena Castelão, em Fortaleza.

Golaço de James Rodríguez põe Colômbia em vantagem

Sem seu principal jogador, Luis Suárez, suspenso pela Fifa pela mordida no italiano Chiellini no último jogo da primeira fase, o Uruguai entrou em campo com uma postura totalmente defensiva. Já o Colômbia começou a partida mostrando que iria jogar no ataque.

Nos primeiros minutos, a estratégia da Celeste deu resultado. Mesmo com posse de bola de 70%, a Colômbia não achava espaços na defesa uruguaia. As jogadas colombianas eram sempre paradas pelos zagueiros uruguaios. 

Se não dava para chegar com jogadas coletivas, apareceu a individualidade. Aos 28 minutos, James Rodríguez fez um gol espetacular no Maracanã. Ele recebeu um lançamento na entrada da área, matou no peito e acertou um petardo com o pé esquerdo. O goleiro Muslera ainda tocou na bola, mas não foi o suficiente para evitar o gol colombiano, 1 a 0.

O gol da Colômbia fez o Uruguai sair de trás. Na primeira tentativa, Cavani cruzou a bola para Cristian Rodrguez, mas Carlos Sánchez apareceu na hora certa para afastar. Cavani teve a oportunidade aos 33, quando bateu falta e mandou muito perto da trave direita do goleiro Ospina.

Nos minutos finais, a Colômbia apostou nos contra-ataques para tentar chegar ao segundo gol, mas não conseguiu. O Uruguai tentou fazer uma pressão, mas sem resultado. Final de primeiro tempo: Colômbia 1 x 0 Uruguai.

James marca o segundo no começo da etapa final

Os dois times voltaram sem alterações para a etapa final. O Uruguai tentou fazer uma pressão no começo, mas não deu certo. Logo aos 4 minutos, após cruzamento de Armero da esquerda, Cuadrado subiu e escorou a bola para James, que mandou para o fundo das redes para marcar e assumir a artilharia da Copa com cinco gols, 2 a 0.

Precisando fazer pelo menos dois gols para levar a decisão para a prorrogação, o técnico uruguaio Oscar Tabárez abriu mão do esquema com três zagueiro e mexeu no time após o segundo tento colombiano. Stuani e Gastón Ramirez entraram nas vagas de Forlán e Álvaro Pereira. 

Apesar da mudança ofensiva, o Uruguai só foi levar perigo aos 18 minutos e em chute de média distância. Cristian Rodríguez bateu forte na bola e Ospina teve que fazer uma grande defesa para evitar o tento celeste. Aos 21, Tabárez fez mais uma mudança ofensiva na equipe. Abel Hernandez entrou no lugar de Alvaro González. Pekermann respondeu com Mejia na vaga do centroavante Téo Gutiérrez.

O Uruguai teve toda a iniciativa do jogo nos 15 minutos finais. Apesar disso, as chances foram raras. As 34, Maxi Pereira teve a melhor ao receber lançamento às costas da defesa, mas Ospina saiu de forma arrojada para salvar a Colômbia.

Ospina ainda apareceu de novo aos 39, quando pulou no canto para mandar para escanteio a bola após finalização de Cavani, que tinha endereço certo. Aos 40, Jose Pekerman sacou o melhor jogador em campo, James Rodríguez, para a entrada da Ramos. Mas não teve tempo para mais nada. Final de partida: Colômbia 2 x 0 Uruguai.

Copa do Mundo: Oitavas de final

Colômbia
David Ospina; Camilo Zúñiga, Cristian Zapata, Mario Yepes, Pablo Armero; Carlos Sánchez, Abel Aguilar, Juan Cuadrado (Guarín), James Rodríguez (Ramos), Jackson Martínez; Teófilo Gutiérrez. Técnico: José Pekerman

Uruguai
Fernando Muslera; Maxi Pereira, Diego Godín, José Giménez, Martín Cáceres, Álvaro Pereira (Gastón Ramirez); Alvaro González, Arévalo Rios, Cristián Rodríguez; Diego Forlán (Stuani) e Edinson Cavani. Técnico: Oscar Tabárez

Gols: James Rodríguez (28min/1ºT-4min/2ºT).

Cartões amarelos: Carlos Sánchez (COL); Jose Gimenez, Diego Lugano (URU).

Árbitro: Bjorn Kuipers (HOL).

Auxiliares: Sander Van Roekel (HOL) e Erwin Zeinstra (HOL).

Local: Maracanã

Fonte: Cristiano Munari / Correio do Povo

Nenhum comentário:

Postar um comentário