sábado, 21 de junho de 2014

Veículo antidistúrbios com canhão d´água chega ao RS

Caminhão blindado poderá transportar 21 policiais militares

   Caminhão blindado ficará com o 1º BOE, em Porto Alegre
   Crédito: Steel Truck/ Divulgação / CP

A partir deste final de semana, a Brigada Militar já contará com o caminhão blindado, equipado com canhão d'água, que será empregado para conter manifestações violentas e atos de vandalismo nos protestos. O veículo saiu da fábrica Steel Truck Indústria e Comércio, de Itaquaquecetuba, (SP) na noite de quinta-feira. 

O presidente da empresa, Cleverson Scarparo, revelou que o carro de controle de distúrbios civis recebeu o nome comercial de Steel Force. Na fase final de sua fabricação, três brigadianos realizaram treinamento na empresa que produziu um para cada cidade-sede da Copa, a pedido do Ministério da Justiça, em um prazo de 55 dias. O blindado ficará com o 1 BOE, em Porto Alegre.

O Correio do Povo tem acesso às imagens da partida para o RS do blindado, transportado em cima de uma plataforma especial, puxada por uma carreta. Na cor verde característica da BM, o veículo poderá transportar 21 policiais militares, incluindo o motorista e o operador do canhão de água. De acordo com o presidente da Steel Truck, o blindado possui tração 6x4 e potência de 440 cv, conseguindo se deslocar a uma velocidade de 120 km/h. Ele tem um tanque para 4,5 mil litros de água, cujo jato chega até a 60 metros de distância. 

Scarparo destacou que a partir das escotilhas podem ser arremessadas bombas de efeito moral e de gás lacrimogêneo. 'Em cima do caminhão existe uma torre de observação, com visão de 360 graus', ressaltou. O veículo dispõe de portas laterais e uma traseira para pronto desembarque da tropa. Dentro, um ar-condicionado de 100 mil btus. O presidente da Steel Truck adiantou que o modelo 2015 poderá ter incorporado no seu interior um banheiro e uma minicozinha, dando maior autonomia para a tropa.

   Veículo antidistúrbios com canhão d´água chega ao RS
   Crédito: Steel Truck/ Divulgação / CP

Fonte: Álvaro Grohmann / Correio do Povo

Nenhum comentário:

Postar um comentário