sábado, 3 de setembro de 2011

Governo Federal dá geladeiras novas para consumidores de baixa renda


Consumidores ficaram felizes com as novas geladeiras / Foto:  Marcelo Oliveira 

     A auxiliar de limpeza Rosemeri Rodrigues, 48 anos, não acreditava no que via diante do portão de sua casa no Bairro Americana, em Alvorada, na manhã de sexta-feira.
     Para a concessionária de energia elétrica, era o projeto Ceee Distribuição na Comunidade, criado devido às determinações da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). Para a emocionada Rosemeri, era uma geladeira novinha em folha, em troca do já desgastado refrigerador de 14 anos. De quebra, ela ainda recebeu quatro lâmpadas fluorescentes (trocadas pelas incandescentes) e uma tomada de três pinos. Tudo para gastar menos luz.
     – Ela é linda! - disse a auxiliar de limpeza, ao lado do filho Liberato, 14 anos.

Ceee enviou carta

     O Programa de Eficiência Energética atende a normas da Aneel, que exige que as empresas invistam 0,5% da receita operacional líquida em eficiência.    Desse total, 60% deve ser aplicado em projetos para quem é beneficiado pela tarifa social de energia.
     A Ceee tem 10 mil eletrodomésticos para entregar. Porém, 3,5 mil deles estão à espera. Os contemplados não responderam à carta enviada pela concessionária.

Gasto com luz vai ser menor

     Liberato conta que, na cozinha havia duas geladeiras: uma estragada, que serve de armário e outra, em uso, mas velhinha. Na visita da Ceee, a família foi informada que, com a troca da geladeira, o gasto mensal com a conta de energia elétrica deve baixar.
     – Quanto mais diminuir (a conta de luz), melhor! - comemorou o rapaz.

Adeus às usadas

     A faxineira Eronita Marques da Silva, 55 anos, do Bairro Passo do Feijó, deu adeus ao refrigerador usado durante 18 anos:
     – Nem tenho palavras para dizer como estou feliz. A gente vai comprando as coisas devagarinho, mas nem sempre consegue ter tudo.
     Já a dona de casa Maria Rosi Freitas Braga, 43 anos, do Bairro Americana, tinha uma geladeira duplex com 32 anos de uso - só o freezer estava funcionando -, e outro refrigerador emprestado:
     – Essa geladeira que estou entregando era usada e passou por quatro enchentes. O Papai Noel chegou mais cedo para nós.

A geladeira

     As geladeiras antigas estão sendo trocadas por um modelo com capacidade de 261 litros, frost free, que consome menos de 25kWh por mês. Com a substituição, é possível que o consumo de energia gerado pelo uso do eletrodoméstico sofra redução de 50%. Os refrigeradores antigos, recolhidos pela Ceee, terão descarte ecologicamente correto: o lixo seco retirado será entregue a uma central de reciclagem da cidade em que o produto foi substituído ou do município mais próximo.

Saiba mais

     - Participam do programa clientes enquadrados na Tarifa Social de Energia Elétrica, que estão com a conta de luz em dia, têm inscrição no Cadastramento Único para Programas Sociais do Governo Federal (NIS). Outra exigência é ter uma geladeira com mais de três anos de uso.
     - A Ceee enviou 16 mil correspondências para clientes que teriam condições de participar do programa, mas só recebeu cerca de 6,5 mil respostas. 
     - Quem recebeu a carta mas não entrou em contato com a Ceee, pode procurar a agência mais próxima de sua casa para informar-se.
     - Se você não recebeu a carta, mas atende aos critérios citados acima, também pode se informar em uma agência da Ceee.
     - Nesta etapa, 10 mil famílias de São Lourenço do Sul e Turuçu - já atendidas - e da Região Metropolitana de Porto Alegre serão beneficiadas. Só em Alvorada, serão entregues 626 geladeiras.

Fonte: DIÁRIO GAÚCHO

Nenhum comentário:

Postar um comentário