segunda-feira, 8 de fevereiro de 2016

Passo a Passo: A operação da polícia que culminou na prisão da maior quadrilha de assalto a bancos do estado

Entenda como foi realizada a maior operação dos últimos anos da Polícia de Soledade

   Delegado contou como foi o passo a passo da Polícia na operação (Foto: Rádio Cristal)

A ação conjunta do Departamento de Investigações sobre o Crime Organizado – Deic de Porto Alegre e a Polícia Civil de Soledade que desarticulou a maior quadrilha de roubo a bancos do estado no domingo  na divisa dos municípios de Soledade e Mormaço, ganhou novos detalhes nesta segunda-feira, 08/02.

Em conversa com a Rádio Cristal, o delegado responsável pela Delegacia Regional com sede em Soledade, Jader Ribeiro Duarte, contou como foi a operação realizada.

Após os roubos na região em Barros Cassal, Itapuca e Ibirapuitã, a polícia suspeitava que a quadrilha estivesse na região.

Após muitos estudos, os policiais de Soledade, juntamente com o trabalho do Deic de Porto Alegre, suspeitavam desta casa que já era local de rinha de galos e vinha sendo investigada há tempos.

A operação que começou com o planejamento na sexta-feira, 05/02 e se alongou mata adentro na madrugada de domingo, 08/02, reuniu doze policiais de Soledade e treze de Porto Alegre.

Duarte declarou que se esperou o momento certo para realizar a ação. No sábado à noite, os assaltantes teriam se deslocado até o município de Sinimbu fortemente armados para realizar um assalto, porém, devido a um empecilho, voltaram para o esconderijo.

Quando chegaram durante a madrugada de domingo, a polícia esperou os homens entrarem na casa para que não fugissem para a mata que cercava toda a residência de forma muito densa.

Após a entrada, a Polícia anunciou a operação e os bandidos reagiram com tiros. Apesar de fortemente armados, a polícia conseguiu rendê-los.

Somente um assaltante saiu ferido, nenhum policial foi alvejado. O assaltante que apresentou a maior resistência dentre os dez e acabou morrendo, tratava-se de Ronaldo Bandeira Mack, foragido de um albergue prisional em Canoas. Ele está condenado por assalto a banco em Barra do Ribeiro, ocorrido em 7 de maio de 2010.

Todos os assaltantes presos na operação possuem uma vasta ficha criminal, e dentre os principais crimes cometidos por eles está o assalto a banco.

Jader ainda informou que os assaltantes se preparavam para realizar um assalto na região. A principal suspeita era o município de Mormaço, que realizava a tradicional festa de Nossa Senhora de Navegantes.

Com treinamento militar de táticas, modos operandi e postura no crime, além de fortemente armados, grupo poderia assaltar até mesmo Soledade, cidade com maior efetivo policial da região.

“O maior temor foi que morresse algum companheiro da Brigada Militar. Fuzis de guerra com muita munição, contra brigadianos de um município pequeno, esse era o nosso maior medo”, declarou o delegado.

Foram encontrados com eles um arsenal de armas, inclusive armas restritas do Exército Brasileiro: fuzis AR15, pistolas 762, carabinas, facas, explosivos, miguelitos, coletes a prova de bala, carros clonados e muita munição de todos os calibres

Nove pessoas foram presas, dois menores de idade. Os outros sete foram encaminhados ao presídio estadual de Soledade.












Fonte: Central de Conteúdo Unidade RedeSul
Rádio Cristal

Nenhum comentário:

Postar um comentário