terça-feira, 30 de julho de 2013

Universal Leaf Tabacos anuncia fechamento da unidade de Joinville

Empresa vai centralizar as atividades em Santa Cruz do Sul (RS) e estuda transferir parte dos funcionários

Universal Leaf Tabacos anuncia fechamento da unidade de Joinville Divulgação/Divulgação
Estrutura que funciona em um prédio alugado no Perini Business vai para o Estado gaúchoFoto: Divulgação / Divulgação

Depois de oito anos de operação, a Universal Leaf Tabacos vai fechar a unidade de Joinville a partir da safra de 2014.

Em comunicado divulgado na segunda-feira, a empresa anunciou que centralizará suas atividades no parque fabril de Santa Cruz do Sul (RS).

A maioria dos 93 funcionários que, hoje, trabalha no processamento de tabaco será convidada a migrar para a planta gaúcha – muitos já vieram do Estado vizinho.

Ainda não se sabe quantos aceitarão a transferência, que terá início imediato e com expectativa de conclusão para o início de 2014.

O anúncio pegou a Prefeitura de surpresa. O secretário de Desenvolvimento Econômico, Jalmei Duarte, diz que vai entrar em contato com a Universal para entender os motivos do fechamento e verificar se é possível reverter a decisão.

A reportagem de “AN” tentou contato com a empresa, mas foi informada que ninguém estava autorizado a falar sobre o assunto.

No comunicado, o presidente Cesar Bünecker explica que “mesmo não havendo redução da demanda, esta centralização vai possibilitar a utilização mais eficiente dos ativos que temos no Brasil”.

A planta de Joinville funciona em um prédio alugado no Perini Business Park. Já a unidade gaúcha é própria e pode absorver o volume que era processado na cidade catarinense.

Em nota, o Perini informou que não pode se pronunciar sobre o tema, já que os detalhes da rescisão contratual ainda estão em negociação.

O condomínio esclareceu que a área ocupada até então pela Universal está disponível para locação e que já há interessados no espaço.

Unidades de compra serão mantidas

No comunicado, a Universal afirma que a mudança não vai afetar o volume que será comprado no Estado.

Em Santa Catarina, a empresa tem unidades de compra nos municípios de Rio do Sul, Maracajá e Papanduva, que recebem tabaco de 10 mil produtores integrados. Todas serão mantidas.

A Universal é uma das maiores exportadoras de tabaco do País. Em 2012, de acordo com dados do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, exportou US$ 144,2 milhões.

A fábrica joinvilense processa entre 40 mil e 45 mil toneladas de tabaco por safra e chegava a empregar até 600 pessoas em períodos sazonais.

Fonte: A NOTÍCIA

Nenhum comentário:

Postar um comentário