domingo, 14 de julho de 2013

Com dois gols de Vargas, Grêmio vence o Botafogo

Tricolor bateu time carioca por 2 a 1 no primeiro jogo de Renato na Arena

   Vargas fez dois e garantiu a vitória do Grêmio. (Crédito: Lucas Uebel / Grêmio / CP)


O Grêmio deu uma vitória de presente para o primeiro jogo do ídolo Renato no comando da equipe na Arena. Até a filha do treinador, Carolina Portaluppi, de 19 anos, veio a Porto Alegre para assistir à partida contra o até então líder Botafogo, pela sétima rodada do Campeonato Brasileiro. E Vargas foi o protagonista do embate com os cariocas. O chileno marcou dois gols e garantiu o triunfo por 2 a 1. 

Com o resultado, o Grêmio subiu para quinta colocação, no momento, com 12 pontos. Na próxima rodada, o time encara o Criciúma no sábado, às 18h30min, fora de casa, e não poderá contar com o volante Adriano, suspenso. Já o Botafogo recebe o Náutico no estádio São Januário, no Rio.

Grêmio entra empolgado

O Grêmio entrou empolgado para enfrentar o Botafogo na Arena. Com vontade, os comandados de Renato tiveram ímpeto e foram ao ataque desde o primeiro minuto, arrancando dois escanteios. O time carioca se defendia e uma cobrança de falta de Elano arrancou suspiros da torcida tricolor. Com quatro minutos, o meia jogou a bola na área, que ninguém alcançou e passou perto da trave.

O Fogão respondeu na marca dos cinco minutos. Seedorf fez bela jogada e cruzou a bola na meia-lua, onde estava Renato para pegar de primeira. O chute foi forte, mas por cima do gol, para sorte do goleiro Dida. A pressão dos cariocas seguiu com duas cobranças de escanteio. O Grêmio se defendeu e contou com um escorregão de Lodeiro na hora da conclusão. O meia havia escapado da marcação dentro da área e teve tudo para abrir o placar. 

O Tricolor voltou a controlar o jogo. E o primeiro gol saiu a partir de uma bela jogada do lateral Alex Telles, aos 12 minutos. O garoto limpou o lance na esquerda e cruzou na medida para a pequena área. O chileno Vargas estava bem posicionado e completou de primeira para o fundo das redes. 

Seedorf faz um golaço e Vargas faz 2 a 1

O gol deu ânimo para o Grêmio e assustou o Botafogo. Aos 18 minutos, Elano foi lançado com um balãozinho na área e bateu forte de direita. Mas o goleiro Jefferson espalmou para fora. Daí os cariocas acordaram graças a uma pintura de gol do meia Seedorf. O holandês levou a bola pela intermediária e arriscou uma bomba de longe. Dida se esticou, mas não conseguiu evitar o empate. 

O golaço de Seedorf devolveu tranquilidade ao Fogão, que pressionou nos minutos posteriores pelo segundo gol. Aos 23, Dida recebeu um recuo apertado e se viu obrigado a dar um chute para lateral. Em seguida, Lucas cruzou fechado e Lodeiro testou. Mas o camisa 1 segurou firme. 

O Tricolor voltou a crescer no jogo e marcou o segundo em uma jogada de bola parada, aos 33. O lance foi confuso, porque o auxiliar chegou a levantar a bandeira. Elano estava impedido, mas saiu do lance a tempo e Vargas surgiu livre para fazer 2 a 1. O juiz deu o gol, e os jogadores cariocas reclamaram muito do lance.

Fogão superior no segundo tempo e vitória no sufoco

Diferente da primeira etapa, o início do segundo tempo foi marcado pela pressão alvinegra. Com um minuto, Dida já teve que salvar o Grêmio. Após cruzamento na área, Marcelo Mattos dominou com tranquilidade perto da marca do pênalti e chutou rasteiro no canto. O camisa 1 se jogou para espalmar a pelota. Em seguida, Seedorf lançou na área, Lucas testou para o lado e Bressan, de peito, afastou o perigo jogando para escanteio. Depois, no cruzamento no segundo pau, foi a vez de Pará tirar de cabeça a chance do adversário. 

O sufoco não parou por aí. Aos 14, após escanteio, Dória subiu sozinho e cabeceou a bola no canto. Dida só olhou sair para fora. Cinco minutos depois, uma atrapalhada de Werley quase resultou no empate. O zagueiro afastou mal dentro da área e o atacante Rafael Marques teve tudo para marcar, mas chutou fraco. Werley ainda correu a tempo para tirar a bola que ia na direção da meta.

O técnico Oswaldo de Oliveira colocou mais um atacante na metade do segundo tempo e mandou o time para cima, buscar a igualdade. Os cariocas começaram a tocar bola no setor ofensivo para furar o bloqueio da zaga gremista. Com 38, o juiz mandou seguir em falta para o oponente, o Tricolor parou e Henrique surgia livre na direita. Mas Bressan, de carrinho, salvou a equipe gremista. 

O tempo foi passando e o Botafogo não desistiu. Rafael Marques chegou a arriscar uma bicicleta na área, que saiu fraca e Dida pegou firme no canto. O árbitro deu quatro minutos de acréscimo e, nos descontos, Dida – que teve seu nome gritado ao final do jogo – precisou salvar uma última vez para garantir os três pontos da primeira vitória sob o comando de Renato.

Brasileirão 2013 - 7ª Rodada 

Grêmio 2
Dida; Pará, Werley, Bressan e Alex Telles; Adriano, Souza (Matheus Biteco), Zé Roberto e Elano (Maxi Rodríguez); Kleber e Vargas (Cris). Técnico: Renato Portaluppi.

Botafogo 1
Jefferson, Lucas (Gilberto), Bolívar, Dória e Julio Cesar; Marcelo Mattos, Renato, Lodeiro (Elias), Seedorf e Vitinho (Henrique); Rafael Marques. Técnico: Oswaldo de Oliveira.

Gols: Vargas (12min/1ºT e 33min/1ºT); Seedorf (19min/1ºT);
Cartões amarelos: Adriano, Vargas, Kleber (G); Vitinho, Marcelo Mattos (B);
Local: Arena do Grêmio;
Árbitro: Paulo César de Oliveira.

Fonte: Laion Espíndula / Correio do Povo

Nenhum comentário:

Postar um comentário