quinta-feira, 4 de agosto de 2011

ONU declara epidemia de fome na capital da Somália e em mais duas regiões no país

Milhares de somalis fugiram de seu país para escapar da fome
Milhares de somalis fugiram de seu país para escapar da fome

     As Nações Unidas declararam epidemia de fome na capital da Somália, Mogadíscio, e em mais duas áreas do país situado no Chifre da África, elevando para cinco o número total de regiões com esta classificação. De acordo com o Escritório da ONU para a Coordenação de Assuntos Humanitários (OCHA), 12,4 milhões de pessoas precisam de assistência.
     A declaração sobre a epidemia de fome na capital da Somália ocorre após dois meses de fluxos massivos de deslocados internos e altos índices de desnutrição. O Coordenador Humanitário da ONU para o país, Mark Bowden, afirmou que além da capital, o Corredor de Afgoye e a região do Shabelle Central também enfrentam a epidemia de fome.
     “Apelo a todos aqueles que puderem – tanto somalis como os membros da comunidade internacional – para redobrar os esforços durante este mês sagrado, com o objetivo de alimentar os famintos, curar os doentes e evitar que a fome se espalhe ainda mais”, afirmou o Representante Especial do Secretário-Geral para a Somália, Augustine Mahiga, referindo-se ao Ramadã, que começou na última segunda-feira.
     Até o momento, o OCHA informou ter recebido apenas 44% dos recursos necessários para responder à crise no Chifre da África. É preciso um adicional de 1,4 bilhão de dólares para atender as necessidades. Em 20 de julho a ONU declarou epidemia de fome no Baixo Shabelle e no Bakool do Sul. A classificação é dada quando são ultrapassados limites nas taxas de mortalidade, desnutrição e fome.

Fonte/Foto: ONU no Brasil.
3 de agosto de 2011

Nenhum comentário:

Postar um comentário