terça-feira, 16 de agosto de 2011

Trinta e cinco detentas já receberam alta de hospitais após rebelião, no ES

Trinta e duas detentas já tiveram alta de hospitais após rebelião no ES (Foto: Reprodução/TV Gazeta)
Trinta e duas detentas já tiveram alta de hospitais
após rebelião no ES (Foto: Reprodução/TV Gazeta)

     Das 39 detentas que foram hospitalizadas na noite desta segunda-feira (15), depois da rebelião na Penitenciária Estadual Feminina de Tucum, em Cariacica, 35 já tiveram alta. A informação foi confirmada pela Secretaria Estadual de Justiça (Sejus) do Espírito Santo na tarde desta terça-feira (16). Duas detentas ainda estão internadas em estado grave. As mulheres que já receberam alta, foram levadas para o Complexo de Xuri, em Vila Velha.
     A rebelião no Presídio Feminino de Tucum, em Cariacica, na Grande Vitória, que começou às 16h30 desta segunda-feira (15), e só foi controlada, totalmente, às 21h com a transferência de todas as presas para outro presídio. As detentas não queriam ser transferidas para o Centro de Detenção Feminino de Xuri, em Vila Velha, teria sido o motivo da rebelião, segundo a secretaria de Justiça.
     De acordo com o Subsecretário de Estado para Assuntos do Sistema Penal, Oberacy Emmerich, a nova unidade será mais rígida e por isso as mulheres demonstraram resistência. "Na nova penitenciária, o Estado vai fornecer tudo, desde alimentação a uniforme completo e colchões. E, por esta razão, a presa não vai precisar receber mais nada da família. Então a disciplina aumenta", explicou Emmerich.
     Durante a rebelião, familiares das detentas estiveram do lado de fora do presídio sem saber informações das internas. "A minha mãe está lá dentro. Eles deveriam anotar no papel e passar para gente quem se feriu ou quem já foi transferida. Deveriam ter um controle, mesmo com toda essa bagunça lá dentro.  Queremos notícias", reclamou Juliana Bazoni, filha de uma das presas.
     Para controlar a revolta das presas, foi necessária a ajuda de 40 policiais do Batalhão de Missões Especiais (BME) da Polícia Militar, 70 agentes penitenciários, 4 equipes do Corpo de Bombeiros e 7 ambulâncias do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu192).  As transferências foram encerradas por volta das 21h20 e com isso a Penitenciária Estadual Feminina, em Tucum, teve sua desativação antecipada.

Fonte: Juirana Nobres / Do G1 ES

Nenhum comentário:

Postar um comentário