domingo, 24 de setembro de 2017

Jogadores negam-se a ficar de pé para hino dos EUA em jogo da NFL em Londres

Presidente Donald Trump pediu que atletas que protestassem fossem demitidos dos clubes

Jogadores do Jacksonville Jaguars protestaram durante execução do hino nacional  | Foto: Reprodução / Facebook  / CP
   Jogadores do Jacksonville Jaguars protestaram durante execução do hino nacional
   Foto: Reprodução / Facebook / CP

Se a intenção de Donald Trump era coibir as manifestações durante o hino nacional em partidas da NFL, a principal liga de futebol americano dos Estados Unidos, o tiro saiu pela culatra. Um dia depois do presidente dos Estados Unidos pedir até a demissão dos atletas que protestassem durante a execução do hino, praticamente todos os jogadores repetiram a atitude durante o duelo entre Baltimore Ravens e Jacksonville Jaguars neste domingo.

Na partida realizada em Londres, no estádio de Wembley, boa parte dos elencos de Jaguars e Ravens permaneceram ajoelhados durante o hino nacional, com os braços entrelaçados. A ação teve o respaldo até dos presidentes de ambas as franquias. "Nós reconhecemos a influência de nossos jogadores. Nós respeitamos a demonstração deles e os apoiamos 100%. Todas as vozes precisam ser ouvidas. Esta é a democracia em sua maior forma", declarou o dono do Ravens, Steve Bisciotti. Já o proprietário do Jaguars, Shad Khan, chegou a se ajoelhar ao lado dos jogadores.

No último sábado, Trump classificou como "falta de respeito" as manifestações durante o hino nacional e pediu a demissão de jogadores que tomassem tal atitude. O presidente norte-americano manteve o discurso neste domingo, através do Twitter.

"Se os fãs da NFL se recusarem a ir a jogos até que os jogadores parem de desrespeitar nossa bandeira e nosso país, vocês verão uma mudança acontecer rapidamente. Precisam ser demitidos ou suspensos. A audiência da NFL está caindo. Porque são jogos entediantes, mas também porque as pessoas amam seu país. A liga deveria apoiar os Estados Unidos", escreveu.

If NFL fans refuse to go to games until players stop disrespecting our Flag & Country, you will see change take place fast. Fire or suspend!
— Donald J. Trump (@realDonaldTrump) 24 de setembro de 2017
...NFL attendance and ratings are WAY DOWN. Boring games yes, but many stay away because they love our country. League should back U.S.
— Donald J. Trump (@realDonaldTrump) 24 de setembro de 2017

Desde a temporada passada, diversos jogadores da NFL têm se recusado a levantar para o hino como forma de protesto principalmente pelo tratamento da polícia aos negros no país, após diversos casos de abuso de poder que resultaram até em mortes. A atitude foi encabeçada pelo então quarterback do San Francisco 49ers, Colin Kaepernick, e rapidamente aderida por diversos jogadores, até em outros esportes.

Presidente dos Estados Unidos à época, Barack Obama considerou legítima a manifestação, enquanto o então candidato Trump chegou a sugerir a Kaepernick "procurar outro país" para morar.


ESTADÃO conteúdo
Correio do Povo

Nenhum comentário:

Postar um comentário