Passo
Fundo foi um dos municípios vencedores da 5ª edição do Programa Prefeito Amigo
da Criança (PPAC), que coloca em evidência as gestões voltadas a melhorar a
vida de crianças e adolescentes em todo o país. O prefeito Luciano Azevedo
recebeu a premiação na categoria Reconhecimento Pleno, tendo cumprido todas as
metas estabelecidas no programa.
O prêmio, um dos mais significativos do Brasil, reconhece os gestores municipais que honraram os compromissos assumidos com a Fundação Abrinq, organização sem fins lucrativos e reconhecida em todo o país pelo trabalho em favor dos direitos das crianças e dos adolescentes. Entre os mais de 5 mil municípios brasileiros, apenas 102 chegaram à fase final de conclusão das metas propostas, através de uma avaliação rigorosa.
“Este é um reconhecimento que traz alegria e nos dá a certeza de que estamos no caminho certo, junto a equipe de governo e servidores. Temos programas e ações que priorizam o cuidado com as crianças e adolescentes. Receber o título de Prefeito Amigo da Criança e o prêmio na categoria de Boas Práticas é uma honra”, afirmou Luciano.
As categorias da premiação foram Reconhecimento Pleno, Destaque Nacional e Boas Práticas. Para a avaliação do reconhecimento, os temas se dividiram em: formulação e institucionalização do Plano Municipal para Infância e Adolescência; execução do Plano Municipal para Infância e Adolescência; ampliação da destinação orçamentária; promoção de vidas saudáveis; acesso à educação de qualidade e proteção contra maus-tratos, exploração e violência e fortalecimento do sistema de garantia de direitos.
Reconhecimento pleno
Um exemplo de ações positivas da Prefeitura de Passo Fundo, conforme a Fundação Abrinq, é o Programa Meu Bebê, Meu Tesouro, que já atendeu mais de mil gestantes em situação de risco e ajudou a reduzir em 34% a mortalidade infantil no município, em relação a 2012. O diferencial das gestantes que fazem parte do programa são: monitoramento desde a gestação até o primeiro ano de vida do bebê; encontros trimensais para orientação em relação aos cuidados na gravidez, aleitamento e cuidados com o bebê; entrega de kit de enxoval para o bebê; atendimento em casos de gestação de risco e problemas de saúde da criança – realizadas pela Secretaria da Saúde e pelas Estratégias de Saúde da Família (ESF), entre outros procedimentos.
Além do Meu Bebê, Meu Tesouro, dezenas de outras ações e programas buscam melhorar a vida das crianças no município. O Programa do Uniforme Escolar beneficia desde 2014 os alunos da rede municipal, dando condições de igualdade e maior segurança para as crianças. Já o Olhar de Criança possibilita que os alunos façam exames de visão e ganhem óculos, quando houver necessidade, contribuindo para um melhor desempenho escolar. Os investimentos em novas estruturas, como a inauguração de 12 novas escolas, a renovação do mobiliário em dezenas de instituições e a instalação de aparelhos de ar-condicionado em todas as salas de aula da rede municipal também estão dando melhores condições de aprendizado para os alunos.
A Fundação Abrinq busca, por meio de ações, programas e projetos, estimular o fortalecimento de políticas públicas de garantia à infância e adolescência. Por isso, boas práticas como as de Passo Fundo são divulgadas como exemplo para que experiências positivas possam se multiplicar em todo o país.
Fonte:
Rádio Uirapuru | Passo Fundo
Nenhum comentário:
Postar um comentário