Quanto ao pagamento antecipado dos
honorários, Thume destacou que não é o procedimento correto
Créditos: Lucas
Cidade - Rádio Uirapuru
Há
alguns dias, vários ouvintes comparecem na Rádio Uirapuru relatando problemas
envolvendo o 2º Tabelionato de Notas do município de Passo Fundo, localizado na
Rua Coronel Chicuta no centro.
Por
conta da revogação de uma portaria antiga, que permitia ao tabelião, que não é
concursado, exercer suas funções, o 2º Tabelionato foi fechado no dia 20 de
maio por uma determinação judicial, expedida pela Juíza de Direito do Foro de
Passo Fundo, Rossana Gelain. No último dia 30 reabriu, onde no lugar do antigo
titular José Valdir Lírio Mendes assumiu o tabelião Gilmar Antônio Seger, de
forma provisória.
Com
essa mudança, as pessoas que solicitaram procedimentos no cartório sentem-se
lesadas por descobrir, que nada havia sido feito. Inclusive, muitos efetuaram o
pagamento antecipado dos honorários ao antigo tabelião.
É o
caso da Maria Estela Allebrandt, que no dia 07 de maio de 2015 esteve no 2º
Tabelionato solicitando a realização do inventário de um imóvel. Ela foi
atendida pelo ex-tabelião, José Valdir Lírio Mendes, que solicitou o pagamento
dos serviços no valor de R$ 2.500,00.
Segundo
Maria Estela, ela pagou a vista com um cheque e depois se encontrou mais de 30
vezes com o Valdir do Cartório para questionar quando seria entregue os
documentos e o prazo sempre era prolongado. Para sua surpresa, ao buscar
informações a nova direção do tabelionato lhe informou que não havia nenhum
documento e não constatava o pagamento feito. Sendo necessário, começar todos
os procedimentos novamente para a realização do inventário.
A
equipe de reportagem da Rádio Uirapuru esteve no 2º Tabelionato, onde foi
recepcionada pelo Tabelião Substituto Gilmar Thume. Ele confirmou que a nova
direção do cartório assumiu os serviços e de imediato constatou várias
irregularidades. Apenas na sala do antigo tabelião, foram encontrados centenas
de documentos que não haviam nenhum cadastramento.
Para
tentar resolver esse problema, foi realizado um mutirão, onde mais de 800
processos foram cadastrados e os funcionários começaram a entrar em contato com
as partes para saber o que precisava ser feito.
Quanto
ao pagamento antecipado dos honorários, Thume destacou que não é o procedimento
correto e a Corregedoria do Tribunal de Justiça também não faz essa orientação.
As
pessoas que sentem-se lesadas pela demora na entrega da documentação e também
já efetuaram o pagamento dos serviços, devem comparecer no 2º Tabelionato. A
atual direção irá proceder de maneira correta para todos os problemas serem
rapidamente resolvidos.
A Rádio
Uirapuru tentou contato com o José Valdir Lírio Mendes, porém ele não atendeu
as ligações.
Fonte:
Rádio Uirapuru | Passo Fundo
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