domingo, 26 de junho de 2016

Navio chinês inicia viagem inaugural do novo Canal do Panamá

Embarcação deve levar oito horas para concluir travessia

Navio chinês inicia viagem inaugural do novo Canal do Panamá | Foto: Johan Ordonez / AFP / CP
   Navio chinês inicia viagem inaugural do novo Canal do Panamá | Foto: Johan Ordonez / AFP / CP

O porta-contêineres chinês Cosco Shipping Panama iniciou neste domingo a viagem inaugural pelo Canal do Panamá ampliado, em meio aos aplausos de milhares de pessoas, que celebraram a passagem da gigantesca embarcação.

O navio deve demorar quase oito horas para chegar à eclusa de Cocolí, no Pacífico, e assim completar a inauguração de uma rota pela qual poderão passar a partir de agora embarcações de até 14 mil contêineres, o triplo da capacidade atual.

"Estamos muito felizes. É um grande dia, um dia de unidade nacional e um dia para o Panamá. Esta é uma rota que é usada por 500 anos e você não pode mudar a história. Esta é a rota que une o mundo, o Canal do Panamá", disse o presidente panamenho Juan Carlos Varela.

A embarcação, de 48,25 metros de largura por 299,9 de comprimento, chegou à eclusa de Agua Clara, no Caribe, às 7H45 (9H45 de Brasília), diante dos olhares atentos do presidente Varela e de outras autoridades.

Milhares de pessoas receberam a embarcação, que pertence à empresa estatal chinesa China Cosco Shipping, entre aplausos, gritos e com bandeiras panamenhas, ao som da canção "Pátria" do ídolo do país Rubén Blades.


AFP
Correio do Povo

Nenhum comentário:

Postar um comentário