terça-feira, 22 de setembro de 2015

Estados Unidos abrem investigação penal contra Volkswagen

Montadora admitiu ter fraudado testes de emissões de poluentes de quase 500 mil automóveis

Suspensão das vendas pode custar 18 bilhões de dólares à montadora | Foto: Julian Stratenschulte / DPA / AFP / CP
   Suspensão das vendas pode custar 18 bilhões de dólares à montadora | Foto: Julian Stratenschulte / DPA / AFP / CP

O Departamento de Justiça dos Estados Unidos abriu uma investigação penal contra a montadora alemã Volkswagen, que admitiu ter fraudado os testes de emissões de poluentes de quase 500 mil automóveis a diesel vendidos no país,
informou uma fonte próxima ao caso.  A divisão de recursos naturais do Departamento de Justiça lidera a investigação, segundo a fonte, que confirmou notícias da imprensa.

• Reputação e ações da Volkswagen sofrem abalo por escândalo ambiental

O escândalo veio a público na sexta-feira e a empresa alemã suspendeu as vendas de todos os veículos a diesel nos Estados Unidos, o que pode custar 18 bilhões de dólares à montadora. A agência californiana de proteção ao meio ambiente (Carb) também investiga o caso.

A espiral do escândalo atinge vários países do mundo. A Itália anunciou que vai iniciar uma investigação, a França pediu uma apuração europeia e a Coreia do Sul convocou dirigentes da VW para esclarecimentos. 

O governo alemão ordenou um controle minucioso de todos os modelos da marca Volkswagen. A montadora admitiu que 11 milhões de veículos em todo o mundo foram equipados com um software que detectava automaticamente os testes de controle de poluição com o objetivo de fraudar os resultados.


Fonte: AFP
Correio do Povo

Nenhum comentário:

Postar um comentário