terça-feira, 29 de setembro de 2015

Égua de Nova Ramada com mormo deve ser sacrificada nesta terça



O animal que teve a doença de mormo confirmada na última sexta-feira, 25, em uma propriedade do município de Nova Ramada vai ser sacrificado nesta terça-feira, 29. 

Segundo o Médico Veterinário Alexandre Kolankiewicz, responsável pela Inspetoria Veterinária de Ajuricaba e também pelo posto veterinário de Nova Ramada, trata-se de uma égua, e até o momento, aparentemente não há outros animais infectados com a doença na propriedade, porém, uma amostra será coletada de todos os animais que tiveram contato com o animal infectado, para a confirmação. 

O proprietário da égua informou que o animal participou de rodeios na região, como Cruz Alta, contudo não saiu do estado. 

Como o mormo é uma doença contagiosa e que não tem cura, nos próximos dias se dará um processo de investigação, para tentar descobrir de onde veio à contaminação, informou Kolankiewicz. 

A orientação para os proprietários de equinos, é que os mesmos realizem o teste de mormo em seus animais. O exame tem custo em torno de R$ 200,00 e duração de dois meses. 

No Rio Grande do Sul, até o momento, são 12 casos da doença confirmados. 


Dpto. Jornalismo RQ
Foto: Ilustrativa
Postado por: Maira Kempf

Nenhum comentário:

Postar um comentário