sábado, 30 de agosto de 2014

Expointer começa hoje de olho no futuro

Cerca de 400 mil pessoas devem passar pelo Parque de Exposições Assis Brasil até 7 de setembro

   Expointer começa hoje de olho no futuro
   Crédito: Samuel Maciel

A 37ª Expointer abre os portões na manhã deste sábado hoje com a expectativa de alcançar pelo menos o mesmo resultado obtido no ano passado, quando o volume de negócios encaminhados foi de R$ 3,292 bilhões. Até o dia 7 de setembro, cerca de 400 mil pessoas devem passar pelo Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio. Para este sábado, o secretário da Agricultura, Claudio Fioreze, estima público de 80 mil a 100 mil pessoas. “Vamos ter um dia de sol, bonito e calor. A expectativa é de um bom público.”

O primeiro dia de feira terá espaço também para o futuro do Parque de Exposições Assis Brasil. Às 10h30min, o Estado vai apresentar o projeto de modernização do espaço. A meta é investir R$ 280 milhões em oito anos. O edital de uso da área de 27 hectares, onde serão construídos hotel, agroshopping, centro de eventos e polo educacional, deve ser lançado ainda no mês de setembro.

Embora muitas das obras prometidas para este ano não tenham sido concluídas a tempo, a feira conta com novidades. Uma delas é o acesso pela BR 448 (Rodovia do Parque), que pela primeira vez será utilizado para chegar até a Expointer. Outra novidade são os terminais de autoatendimento para a compra de ingressos, disponível para quem irá utilizar o cartão de débito.

O ministro da Agricultura, Neri Geller, virá à Expointer no dia 4 de setembro. Na solenidade de abertura, às 10h, o ministério estará representado pelo secretário de Desenvolvimento Agropecuário e Cooperativismo, Caio Rocha. Já o ministro do Desenvolvimento Agrário, Miguel Rossetto, vem ao parque na quarta-feira.

Ontem à tarde, os criadores preparavam os animais, com banho e tosa. No caso das vacas, o trabalho pode durar de uma hora até uma hora e meia. “Depende do temperamento”, conta o preparador Cláudio Fernandes, que veio de São Paulo prestar serviço para a Cabanha Fortaleza, de Salvador do Sul, que participa da feira com 18 animais. Para os equinos, a preparação é mais breve, durando entre 20 e 30 minutos. O ingresso de animais a galpão no parque encerrou à meia-noite de sábado. Até às 21h30min de ontem, 4.214 haviam sido admitidos.


Fonte: Correio do Povo

Nenhum comentário:

Postar um comentário