sábado, 30 de agosto de 2014

Ijuí tem parecer favorável do MEC à implantação do curso de medicina

Conforme os avaliadores, “A proposta apresentada pelo município de Ijuí/RS para implantação do curso de medicina é consistente, pois trata-se de projeto amadurecido durante mais de 20 anos, com grande apoio da sociedade local.

Na manhã de sexta-feira, 29, o prefeito Fioravante Ballin realizou uma reunião com integrantes do comitê interinstitucional pró-curso de Medicina. A pauta do encontro foi avaliar o parecer técnico emitido pelo Ministério da Educação (MEC) após verificação in loco da estrutura de equipamentos públicos e programas de saúde, em março deste ano.


Na manhã de sexta-feira, 29, o prefeito Fioravante Ballin realizou uma reunião com integrantes do comitê interinstitucional pró-curso de Medicina.

A pauta do encontro foi avaliar o parecer técnico emitido pelo Ministério da Educação (MEC) após verificação in loco da estrutura de equipamentos públicos e programas de saúde, em março deste ano.  

Conforme o documento “Considerando as evidências encontradas durante a visita, a comissão de consultores considera que o município atende os requisitos preliminares para continuar pleiteando sediar um curso de medicina nos moldes previstos na Lei número 12.871/2013”.  

Conforme os avaliadores, “A proposta apresentada pelo município de Ijuí/RS para implantação do curso de medicina é consistente, pois trata-se de projeto amadurecido durante mais de 20 anos, com grande apoio da sociedade local, regional, do sistema de saúde loco-regional e da comunidade científica da região.

Além disto, a adequada infraestrutura de saúde disponível oferece excelentes ‘cenários de prática’ para a formação médica. A relevância desta proposta está fundamentada nas necessidades de saúde da população e na carência de algumas especialidades médicas estratégicas e nos perfis demográfico e epidemiológico da região.

A ampla pactuação interfederativa, interinstitucional e no interior do próprio sistema de saúde formalizada em atas, ‘termos de compromisso’ e outros documentos legais, reforçam e ancoram o empenho do executivo municipal em viabilizar a implantação de um curso de medicina”.

Ainda conforme o relatório, “A visita foi facilitada pelo acesso prévio dos avaliadores às documentações fornecidas pelo município, auxílio da Secretaria Municipal da Saúde e Secretaria Municipal de Educação no acompanhamento de toda a visita e a disponibilidade de equipe local para acompanhamento dos avaliadores.

O Prefeito nomeou um Comitê Técnico do projeto de abertura da escola médica, para o assessoramento e acompanhamento da visita, composto por nove membros”.  

Para o prefeito Ballin, o relatório do MEC comprova a potencialidade de Ijuí no que diz respeito a saúde e a educação e também a importância da integração de entidades públicas e privadas para o desenvolvimento de grandes projetos como este.  

Estiveram na reunião o secretário da Educação, Eleandro Lizot, a coordenadora da Secretaria de Saúde (SMS), Maria Celina de Freitas, e representantes do Hospital de Caridade de Ijuí; Hospital Bom Pastor; Unijuí e 17ª Coordenadoria de Saúde do município.
  
Fonte: PORTAL IJUHY.COM

Nenhum comentário:

Postar um comentário