segunda-feira, 5 de agosto de 2013

Santo Augusto: O Centro Municipal de Cultura Professor Benedito de Castro esta sendo sede da Exposição Itinerante Povos Indígenas no Rio Grande do Sul


O Centro Municipal de Cultura Professor Benedito de Castro esta sendo sede, desde segunda-feira (05), da Exposição Itinerante Povos Indígenas no Rio Grande do Sul, promovida pelo Museu Antropológico Diretor Pestana. A mostra é aberta ao público e reúne registros fotográficos. Exposição Itinerante Povos Indígenas no Rio Grande do Sul Vivem hoje no RS, os povos indígenas Kaingang, integrantes do troco linguístico Macro Jê, Guarani do tronco linguistico Tupi Guarani e Charrua, do Tronco Macro-Mapuche ou Macro-Guaicuruanas.  

Tradicionalmente, o povo Kaigang vivia em áreas de pinhais ou nas bordas dos campos. Era caçador e coletor e praticava uma agricultura complementar. O povo Guarani habitava as margens dos grandes rios, era agricutor, mas buscava também na coleta, caça e pesca sua alimentação. O povo Charrua habitava os campos dos territórios atuais do RS, Uruguai e Argentina. Após um longo processo de destruição e expropriação, estes povos ocupam pequenas áreas de terras coletivas, as chamadas Terras Indígenas, localizadas em território tradicionalmente ocupados por seus antepassados, contudo, é cada vez mais crescente o número de indígenas vivendo em espaços urbanos.

De acordo com o IBGE/2010, a população indígena no Estado é de 32.989 habitantes. Dados da Secretaria Especial da Saúde Indígena (SESAI) do Ministério da Saúde, indicam que 90,6% são Kaingang, 9,2% Guarani e 0,2% Charrua. O RS é um estado pluriétnico e pluricultural, onde a diversidade é a parte da identidade coletiva e individual do povo gaúcho e os povos indigenas estão inseridos neste contexto. Reconhecer e valorizar a identidade étnica especificas de cada uma das sociedades indigenas e a sua presença na formação socioespacial e cultural do RS é o objetivo desta exposição. — em Santo Augusto.

Fonte: Biblioteca Santo Augusto

Nenhum comentário:

Postar um comentário