domingo, 25 de agosto de 2013

Rios Caí e Sinos seguem subindo e situação vai se agravar na região

Em São Sebastião do Caí rio pode atingir os 14 metros neste domingo

Arroio Feitoria transbordou no lugar apelidado de Buraco do Diabo, em Ivoti
   Arroio Feitoria transbordou no lugar apelidado de Buraco do Diabo, em Ivoti

Novo Hamburgo  - Pontos de alagamento, deslizamento de terra e remoção de famílias, assim começa a manhã de domingo para muitas pessoas da região. Defesa Civil de várias cidades da região estão em alerta por causa do aumento dos níveis dos rios que passam pela região dos vales do Sinos, Paranhana e Caí, onde a situação é mais crítica. A previsão é que nas próximas horas, o Rio do Caí que já está 12,52m acima do nível às 9 horas, suba até os 14 metros. Cerca de 50 famílias já foram removidas em São Sebastião do Caí.

Conforme a Polícia Rodoviária Federal, neste momento não foram registrados deslizamentos de terra ou queda de barreiras nas rodovias federais da região.

ACOMPANHE A SITUAÇÃO DAS CHUVAS NA SUA LOCALIDADE

Rio Caí – São Sebastião do Caí

Conforme a medição feita às 9 horas da manhã deste domingo, o rio já está 12,52 m acima do nível. A previsão da Defesa Civil da cidade é que até ás 16 horas o rio suba até os 14 metros. Cerca de 50 famílias já foram removidas. A orientação é que as pessoas que moram em áreas alagadas ou em locais de risco façam contato com a Defesa Civil pelo telefone (51)3635-2534. Profissionais estão de plantão e monitorando o rio e atendendo as famílias em risco ou desalojadas.

Em Ivoti, o Arroio Feitoria, afluente do Rio Caí, está fora do leito e alaga a localidade de Feitoria Nova, onde há um núcleo de casas enxaimel.

Rio dos Sinos – Novo Hamburgo

O instrumento de medição do rio indica que nas últimas 24 horas, choveu 75,6 mm – em 48 horas, 109,6 mm e em 72 horas 146,6 mm. O volume é acima do previsto para o mês inteiro. A Defesa Civil do município está de prontidão, já que o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais apontaram alto índice para inundação na cidade. Durante à noite, ocorreu um pequeno deslizamento de terra, no bairro São José Kephas, e algumas famílias saíram do local por questão de segurança. Também houve a queda de um muro. Pontos de alagamento também foram registrados em áreas baixas de Novo Hamburgo. Nível do rio às 7 horas era de 7,20 m., começando a transbordar com 7,70 m

Rio Paranhana – Igrejinha

O último acompanhamento feito pela Defesa Civil de Igrejinha mostrou que, diferente de outras áreas, o rio que passa pela cidade já baixou 30 cm. Entretanto, na noite deste sábado (24), o rio havia transbordado e, pelo menos, 2 famílias precisaram deixar suas casas no bairro 15 de Novembro. Pontos de alagamento e interdição do trânsito também foram registrados neste bairro e também no Moinho.

Fonte: Jornal NH
Atualizado em 25/08/2013 10h34

Nenhum comentário:

Postar um comentário