quarta-feira, 28 de agosto de 2013

Ameaça de rompimento de represa assusta moradores do Bairro Agronomia

Engenheiros teriam feito vistoria e apontado que havia risco de rompimento

Ameaça de rompimento de represa assusta moradores do Bairro Agronomia Luiz Armando Vaz/Agencia RBS
   Foto: Luiz Armando Vaz / Agencia RBS

Um grande susto provocado por um desencontro de informações tornou ainda mais tensa a situação dos moradores da Vila dos Herdeiros, no Bairro Agronomia, que já sofrem com os alagamentos e com a proliferação de plantas aquáticas no Arroio Dilúvio.

Ontem à tarde, o relato de que a represa da Lomba do Sabão poderia se romper espalhou o pânico pela comunidade, levando muitas pessoas a tentarem salvar o que era possível e abandonar suas casas.

A informação surgiu quando dois engenheiros foram realizar uma vistoria na barragem, e um deles teria apontado que havia risco de rompimento. Diante disso, começou a mobilização para evacuar as famílias. Mas o cenário logo se modificou após uma nova avaliação.

- O que aconteceu hoje foi um susto muito grande. A princípio, não existe esse risco, mas nós pedimos um monitoramento para a Defesa Civil - explicou o presidente da Ação Social Comunitária Vila dos Herdeiros, Jorge Leandro da Silva.

Cenário foi de pavor

Na hora da correria, a comunidade se reuniu na Escola Estadual de Ensino Fundamental Professor Sylvio Torres, que serve de abrigo para cerca de 60 pessoas que tiveram as casas atingidas pela água. Depois do pavor, a hora foi de conversa.

O mecânico Jerri Antunes, 34 anos, conta que estava no trabalho quando ficou sabendo que a barragem poderia se romper. Largou tudo e foi correndo para casa, tentar salvar alguma coisa no cenário, até então, de emergência.

- Todo mundo ficou apavorado - lembra.

Semana será de ação

Antes do susto, durante a manhã, representantes da comunidade tiveram uma reunião na prefeitura para tratar de medidas que podem ajudar a amenizar o problema dos alagamentos, principalmente no que se refere à proliferação de plantas aquáticas (chamadas de macrófitas e popularmente conhecidas como marrequinhas).

Marrequinhas serão retiradas

Conforme os presidentes das associações apresentaram na reunião, ficou acertado que, ainda essa semana, caminhões vão retirar as marrequinhas do Arroio Dilúvio.

Além disso, uma draga irá desassorear (retirar o acúmulo de entulhos) o curso d'água.

Outras ações, a longo prazo, também continuarão a ser discutidas.


Fonte: Denise Waskow | DIÁRIO GAÚCHO 

Nenhum comentário:

Postar um comentário