sábado, 31 de agosto de 2013

Novidades na produção de pêssegos

Produtores de frutas em Planalto e Alpestre investiram em método diferenciado na distribuição das frutíferas

      Nesta época do ano, os pés de pêssego estão na fase de florescer (Foto: Carlos Eduardo da Silva)


Do Médio Alto Uruguai para o Brasil. O destino das frutas produzidas nas propriedades dos irmãos Odorcik, em Alpestre e Planalto, tem alcançado vários mercados devido à dedicação da família em buscar técnicas inovadoras para o desenvolvimento e qualidade da produção. Foi com foco no trabalho árduo que Rogério, Claudiomar, Adilson, Leomar e Gilmar investiram na fruticultura em suas propriedades e hoje são referência na comercialização de, principalmente, pêssego, para todo o país.

Ao deixar para trás a vida de trabalhadores rurais na Serra Gaúcha, a família Odorcik implantou o método de arco nos pomares de pêssego – amarrados com cadarços –, que contam com cerca de cinco variedades, como chimarrita, pepita, premier e outras. A boa prática mostrou vantagens como facilidade no manejo, penetração correta do sol nas plantas, melhor resposta aos tratamentos e mais facilidade na colheita.

Conforme um dos proprietários, Rogério Odorcik, agora, alguns cultivares já estão na fase de florescimento, e a primeira colheita deve iniciar daqui a 60 dias, prosseguindo até o fim de dezembro. “Vendemos principalmente para Santa Catarina, Paraná e Mato Grosso, mas as frutas são comercializadas praticamente em todo o Brasil”, garante o agricultor.

O produtor ainda não arrisca informar qual é a expectativa de toneladas a serem colhidas neste ano, já que as últimas chuvas e geadas desta semana representaram alguns prejuízos. “Ainda é cedo para apontar números, mas se o tempo melhorar, a fruta vai se desenvolver conforme o esperado”, garante.

Fonte: Márcia Ferreira | Jornal O Alto Uruguai

Nenhum comentário:

Postar um comentário