sábado, 24 de agosto de 2013

Confronto entre presidiários deixa 30 mortos na Bolívia

Criança de um ano está entre as vítimas fatais após briga gerar incêndio


   Confronto entre presidiários deixa 30 mortos na Bolívia
   Crédito: AFP

Um confronto entre grupos de presos na sexta-feira em um presídio de Santa Cruz, no leste da Bolívia, deixou 30 mortos e dezenas de feridos. Segundo as autoridades, uma disputa de poder interna desatou o confronto entre os grupos de presos, que resultou num incêndio causado por botijões de gás em uma ala do complexo de Palmasola, onde estão cerca de 5 mil detentos. A imprensa local informou que vários corpos calcinados foram retirados da penitenciária.

O comandante da polícia Jorge Aracena revelou que entre os mortos está uma criança de um ano que vivia com os pais no presídio. De acordo com o ministro Carlos Romero, os detentos que provocaram a briga são de "alta periculosidade" e a polícia investiga se houve emprego de armas de fogo durante o confronto.

Nas prisões da Bolívia há um grande número de crianças que vivem com os pais presos, em uma grave situação de permissividade que o governo tenta corrigir com um novo plano carcerário. Segundo Aracena, a briga começou na manhã de sexta-feira, quando um grupo invadiu outro setor, gerando um incêndio de grandes proporções.

A TV boliviana exibiu imagens chocantes de corpos calcinados sendo levados por ambulâncias e de feridos atendidos por socorristas, em meio ao caos hospitalar. As autoridades pediram à população que doe sangue. O centro penitenciário de Palmasola é uma prisão de segurança máxima situada no subúrbio de Santa Cruz de la Sierra, capital econômica da Bolívia.

Do mesmo modo que as demais prisões do país, Palmasola tem superpopulação carcerária, com cerca de 5 mil detentos, sendo 4.500 homens e 500 mulheres. O setor onde ocorreu o confronto deveria abrigar entre 150 e 200 presos, mas na atualidade tinha cerca de 500 detentos.

Fonte: AFP
Correio do Povo 

Nenhum comentário:

Postar um comentário