quinta-feira, 29 de agosto de 2013

Água invade casa nova de estudante que morava debaixo da ponte em Esteio e danifica livros

Médicos seguem mobilizados para a compra de moradia definitiva

Água invade casa nova de estudante que morava debaixo da ponte em Esteio e danifica livros  Fernando Gomes/Agencia RBS
Dezenas de livros ficaram submersos após a enchenteFoto: Fernando Gomes / Agencia RBS

A chuvarada que atingiu o Rio Grande do Sul nos últimos dias e deixou milhares de desalojados também invadiu a casa de José Luiz, o aluno nota 10, de 15 anos, que teve a história contada em Zero Hora e que sensibilizou o país por morar debaixo de uma ponte em Esteio e mesmo assim manter notas altas na escola e ter o sonho de ser médico.


Há um mês morando de aluguel, com apoio da prefeitura de Esteio, a família Camboim Moni estava animada com a possibilidade de voltar a ter um lar seguro, e José, um ambiente adequado para estudar e guardar todas as doações que recebeu, como computador, livros, alimentos e roupas.

Saiba Mais:

Debaixo da ponte, um aluno nota 10 que sonha ser médico
Aluno nota 10, que mora sob ponte em Esteio, participa do Caldeirão do Huck
Menino de Esteio que sonha em ser médico conhece casa que vai morar

Mas aí no final de semana a Travessa Viamão, onde mora, alagou e de uma hora para a outra lá estavam eles desesperados novamente. As dezenas de livros que recebeu e que havia deixado na escola até que tivesse um local decente para guardá-los, já que a ponte oferecia risco à integridade das páginas, ficaram submersas.
A casa virou uma lagoa, deixando uma marca de 50 centímetros de altura nas paredes verdes de alvenaria. Mais da metade das obras ficou inutilizada.

— Olha aí. Molhou tudo. Ainda bem que tem sol. Agora vou colocar tudo na rua para ver se seca — contou o menino desolado, lembrando que já havia começado a ler as obras e que as mais grossas, com figuras do corpo humano, eram as que ele mais gostava.

   Foto: Fernando Gomes

Quando viu que a aguaceira avançava sobre o pátio, se preocuparam em salvar os cadernos e livros didáticos dos guris — José e os irmãos mais novos Matheus e Jorge — e o computador, que tanto tem facilitado a vida do menino nas pesquisas da escola. 

Depois disso, passaram três noites dividindo a cama entre nove pessoas e andando dentro de casa com água pelo joelho. Parte dos alimentos que foram doados à família também apodreceu.

— Estamos desde ontem ajeitando as coisas. Quando me mudei para cá, ganhei uma geladeira e ela ficou toda molhada. Agora secou e graças a deus ela não parou de funcionar — disse Tatiana, a mãe.

Cada vez mais aplicado nos estudos, com aulas de inglês e de reforço escolar oferecidos por benfeitores gaúchos, José, assim como os irmãos, estavam sem aula toda esta semana, pois o Colégio Ezequiel Nunes Filho serviu de QG para receber donativos e auxiliar os desalojados da redondeza.

A escola precisa agora de material escolar para distribuir para as crianças. Quem se interessar em ajudar, pode entrar em contato pelo telefone (51) 3458-3306 ou levar os donativos diretamente na Rua Ezequiel Nunes Filho, 181, em Esteio.

José Luiz e a família vivem na casa alugada provisoriamente. O imóvel foi disponibilizado pela prefeitura depois que a história dele e da família, que moravam debaixo da ponte, foi trazida à tona por reportagem de ZH em junho deste ano. Eles se mudaram no último mês e terão seis meses para ficar no local. 

Até que o prazo se esgote, o grupo de médicos que se propôs a comprar uma moradia para que José possa estudar com conforto e alcançar o sonho de se tornar médico, segue com a campanha para arrecadar a quantia. Como contrapartida, a família ajudará com os R$ 20 mil que o adolescente ganhou no quadro Agora ou Nunca do programa da rede Globo, Caldeirão do Huck.

Uma conta foi aberta pela Liga Feminina de Combate ao Câncer de Esteio, uma instituição sem fins lucrativos, a qual vai ser administrada em conjunto com um grupo de médicos gaúchos.
Informações sobre a conta:

BANCO: 104 Caixa Econômica Federal
AGENCIA: 0472
CONTA: 2541-2
Favorecido: Liga Feminina de Combate ao Câncer de Esteio-RS
CNPJ: 04.794.276/0001-40

Fonte: Kamila Almeida | ZERO HORA

Nenhum comentário:

Postar um comentário