sexta-feira, 14 de junho de 2013

Descarte de porcos mortos é registrado na estrada da Linha Cambará em Pejuçara



Dois porcos em avançado estado de decomposição foram localizados pelos técnicos da secretaria de agricultura de Pejuçara nas proximidades da ponte do rio Cambará. Os animais de porte adulto e exalando um forte mau cheio, aparentemente foram descartados naquele local. Jogar animais mortos em locais públicos, como à beira da estradas, é considerado crime ambiental. Além disso, devido ao desconhecimento da causa da morte, que pode ter sido provocada por alguma doença, estas carcaças em putrefação servem como agentes de contágio.

Os técnicos da Secretaria da Agricultura informam que esta atitude além de ser enquadrada como crime ambiental, é totalmente desnecessária. A Prefeitura numa situação dessas reconhece a situação como caso de emergência e coloca à disposição do produtor a máquina para abertura da vala, para enterrar animais de grande porte como vacas, cavalos e porcos, em lugar adequado. A Secretaria da Agricultura tem atendido várias solicitações semelhantes e, inclusive, não cobra pela operação da máquina.

Os técnicos recomendam que diante de uma situação de descarte de animais, os criadores não ajam de forma irresponsável, jogando os animais mortos pelas estradas, onde vão entrar em decomposição contaminando vertentes e outros mananciais de água. A Secretaria de Agricultura pede que os produtores “solicitem a intervenção dos técnicos e façam o descarte de suas criações de forma natural, sem agredir o meio ambiente”.

Fonte: RPI – Rádio Progresso de Ijuí

Nenhum comentário:

Postar um comentário