domingo, 23 de junho de 2013

Manifestação histórica, pacífica e democrática em Três Passos



A onda de protestos iniciada no início de junho no Brasil chegou, na tarde de sábado, 22, em Três Passos. Cerca de oitocentos manifestantes, segundo estimativa da Brigada Militar, deram uma verdadeira aula de civismo e cidadania nas avenidas e praças da Capital da Região Celeiro.

Inspirados em cidades como Porto Alegre, que conseguiu baixar o preço da tarifa de ônibus, aos poucos, os protestos foram crescendo, conquistando outras cidades pelo país afora e aumentando em número de pessoas e causas. O que começou com o preço da passagem do transporte público, virou protesto contra os gastos da Copa do Mundo, falta de recursos para saúde, educação e muito mais.

A manifestação começou por volta das 16h, saindo da Praça Reneu Geraldino Mertz, passando pela Avenida Júlio de Castilhos até a Praça da Bandeira, onde foi entoado o hino nacional, seguindo a caminhada pela Avenida Ijuí até o Parque do Lago Frei Ivo e retornando ao ponto de partida. Os manifestantes portavam cartazes e narizes de palhaços, manifestando também o descontentamento nacional.

Segundo os organizadores, péssima situação das ruas, escândalo mal resolvido do hospital, aumento exagerado da gasolina, transparência da gestão econômica, ampliação do transporte público e ajuda financeira a associações de alunos que estudam em outras cidades estavam entre os motivos mais importantes da manifestação.

A Brigada Militar acompanhou o protesto visando à segurança dos manifestantes e nenhum incidente foi registrado. “Somos parceiros de todo tipo de evento/movimento/manifesto social, desde que pacífico e ordeiro, respeitando sempre a legalidade nas ações”, diz a instituição. 

Pessoas vindas de outras cidades da região como Campo Novo, Tiradentes do Sul e Esperança do Sul também participaram das manifestações que devem continuar na cidade. Novo evento está programado para terça-feira, 25, na Praça da Bandeira, a partir das 17 horas. 

Fonte: Trespassos News | Foto: Trespassos News

Nenhum comentário:

Postar um comentário