quarta-feira, 26 de junho de 2013

Presídio de Novo Hamburgo terá câmeras e alarme contra fugas

Susepe quer evitar fugas e tráfico pelo muro


A Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe) anunciou ontem que instalará câmeras e cerca eletrônica em todo o contorno do muro do Instituto Penal de Novo Hamburgo. A medida foi tomada em razão das reportagens do Jornal NH sobre fugas, tráfico e o poder das facções no presídio. “Assim que um apenado evadir, será filmado e o alarme vai disparar. Aí não retorna por ali. Entra na condição de foragido e, quando capturado, vai para o regime fechado”, frisa o delegado regional penitenciário, Luciano Lindemann.

Ele acrescenta que o videomonitoramento também identificará quem joga drogas pelo muro. A Susepe aposta que o investimento enfraquecerá as facções e dificultará a saída de detentos para cometer crimes, principalmente assaltos à mão armada. Também deve acabar com o álibi de que estavam na galeria no momento do delito, pois voltam pelo muro sem ser percebidos.

“Pedimos urgência”, frisa delegado

Segundo o delegado penitenciário, empresas especializadas em videomonitoramento irão amanhã ao presídio para elaborar um projeto técnico e passar orçamento. “Pedimos urgência, mas ainda não temos previsão exata de quando o sistema começa a funcionar. Os recursos estão garantidos pela Susepe.” Lindemann salienta que as atenções estarão mais concentradas nos atuais pontos críticos, como a parte do muro onde o arame farpado é cortado pelos detentos. “Por enquanto, não adianta arrumar, pois eles estragam de novo.”

Punido

O detento flagrado pela reportagem ao pular o muro, pegar um pacote jogado por um Gol vermelho e retornar ao pátio, às 14h30 de 7 de junho, foi identificado pela Susepe e responde Procedimento Administrativo Disciplinar (PAD). “Ele retornará ao regime fechado”, afirma o delegado regional penitenciário, Luciano Lindemann.

Fonte: Sílvio Milani | Jornal NH

Nenhum comentário:

Postar um comentário