quinta-feira, 27 de junho de 2013

Tarso anuncia passe livre estudantil a partir de agosto

Medida valerá para ônibus intermunicipais da Região Metropolitana, Litoral Norte e mais dois centros do Estado


   Medida passa a valer a partir do dia 1º de agosto (Crédito: Pedro Revillion/Palácio Piratini/CP)

Em audiência virtual, o governador Tarso Genro anunciou nesta quinta-feira o passe livre para estudantes nos ônibus intermunicipais, já que os sistemas urbanos são regulados pelos municípios. A medida vai valer a partir de 1º de agosto e serão beneficiados estudantes que residem em uma cidade e estudam em outra, do ensino médio e universitário. 

Além da Região Metropolitana, terão direito à isenção quem circula entre as cidades do Litoral Norte, no eixo Pelotas-Rio Grande e Caxias do Sul-Bento Gonçalves. Tarso acrescentando que a fórmula deverá ser debatida entre estudantes e movimentos sociais. “Queremos trazer os estudantes para esse debate sobre o preço da tarifa. Teremos uma tabela transparente, correta e vamos verificar se esse valor vai ser pago pelo governo ou jogado numa tarifa para a população.”

O governador salientou que a isenção do pagamento para os estudantes é uma conquista das mobilizações nas ruas. “É importante ser compreendido não como benesse do governo do Estado, e sim como uma vitória do movimento. Foi uma vitória concreta de quem está se mobilizando”, alegou.

Câmara de Justiça restaurativa

Tarso afirmou que publicará no Diário Oficial do Estado um projeto de lei para a criação de uma Câmara de Justiça restaurativa. O objetivo é colocar frente a frente pessoas que se sentiram vítimas de supostas agressões da Brigada Militar (BM) com os comandantes das operações. O governador acrescentou que receberá as vítimas de casos mais graves. 

O governador também pediu desculpas ao movimento anarquista, se em algum momento tenha vinculado às depredações ao grupo. Uma carta foi enviado pelos anarquistas a Tarso ressaltando que não faziam parte das manifestações que ocorreram na Capital.

Fonte: Voltaire Porto / Rádio Guaíba

Nenhum comentário:

Postar um comentário