quinta-feira, 15 de março de 2012

Reunião entre os DAs, DCE e Direção de Centro

     Na manhã do dia 14 de março de 2012, estiveram reunidos os Diretórios Acadêmicos, o Diretório Central dos Estudantes e o Diretor de Centro Genésio Mário da Rosa. Na ocasião foram tratadas várias pautas, tais como:

     · Transporte: segundo o Diretor do Centro, o transporte é responsabilidade da prefeitura e não da universidade, pediu a colaboração para que cada DA faça um levantamento com os horários mais demandados pelos estudantes, para que se tente ajustar da melhor maneira possível.

     · Restaurante Universitário: Existem alguns problemas estruturais, principalmente em dias de chuva (goteiras), o engenheiro responsável já está tomando as devidas providencias. O outro Buffet já deveria estar funcionando, mas ocorreram alguns problemas, a previsão é que comece a funcionar em breve. Através de um acordo entre o DCE e a administração do R.U, ainda no ano passado, o mesmo passou a servir o almoço mais cedo, a partir das 11h e 10 min (antes era servido às 11:20 hrs), e ampliando o horário de funcionamento até às 12:40, visando diluir o fluxo de pessoas, num maior espaço de tempo, diminuindo as filas.

     · Problemas com distribuição de Salas: segundo o professor Genésio é responsabilidade de quem oferta as disciplinas (coordenadores de curso) fazer um planejamento e reservar as salas necessárias, e isso não vem acontecendo em todos os departamentos, ressaltou ainda que as cobranças devam ser feitas nos locais certos.

     · Bar: no ano passado o DCE apresentou um pedido junto à direção de centro para que tivesse uma maior variedade de produtos e um preço mais acessível. O Bar já deveria estar funcionando normalmente, mas ocorreu um problema com a licitação. Dia 16/04/2012 sai o envelope com as empresas que se candidataram. Após a abertura do envelope tem prazo de 20 a 30 dias para começar a funcionar. O preço dos produtos deve variar com o preço de mercado.

     · A biblioteca conta com 1 bibliotecário em Frederico Westphalen e 1 em Palmeira das Missões. E mais um servidor em cada campi, o restante dos serviços é realizado por bolsistas. O Diretor ressaltou que a compra de livros é responsabilidade do Departamento e da Coordenação de cada curso, e não da Direção de Centro, muito menos do DCE.

     · Docentes: faltam alguns, mas as disciplinas não estão faltando em nenhum curso, estão sendo ministradas por professores substitutos, a previsão é que todos os docentes que estão faltando sejam contratados ainda nesse ano. Para esse ano serão contratados mais 2 ou 3 técnicos administrativos. Faltam técnicos para os laboratórios de jornalismo, mas quem controla a criação de vagas é o Ministério do Trabalho. A Universidade só pode contratar funcionários terceirizados, para substituir os cargos que estão em extinção, como motorista, por exemplo.

     · Xerox: o DCE entrou com um pedido para que o valor da impressão colorida, que é de R$ 0,50, fosse reduzido. Na licitação não constava nada sobre impressão colorida, então a direção de Centro estará negociando com a empresa sobre a possibilidade de reduzir os preços. O outro ponto de Xerox já está pronto, e já deveria estar funcionando. No máximo até semana que vem, começa a funcionar segundo o diretor.

     No final da reunião o diretor Genésio entregou a chave da sala do movimento Estudantil para os membros dos Diretórios Acadêmicos. A chave ficará na recepção do CESNORS, cada entidade do Movimento Estudantil deve indicar duas pessoas que poderão retirar a chave.

Fonte: Diretório Central dos Estudantes / UFSM

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