quarta-feira, 14 de março de 2012

Plano de irrigação representa investimento para o futuro agropecuário do Estado

Deputado Ernani Polo
      Iniciativa atende pleitos levantados pela Comissão de Agricultura da AL-RS no início do ano, no auge da estiagem que afetou a lavoura gaúcha. 

     O presidente da Comissão de Agricultura, Pecuária e Cooperativismo da Assembleia Legislativa, deputado Ernani Polo (PP) destaca a importância da iniciativa do governo do Estado, que lançou nesta quarta-feira (14) o programa de fomento à irrigação denominado “Mais água e Mais renda”. A medida de incentivo à irrigação no RS foi um dos principais pleitos levantados pela Comissão de Agricultura da Assembleia, em audiência realizada no auge da estiagem, no mês de janeiro, em conjunto com a Comissão de Representação do parlamento gaúcho. “Na ocasião reunimos os deputados para tratar de medidas emergenciais de enfrentamento da seca e programas permanentes a serem levados aos governos estadual e federal. Uma política permanente em irrigação foi um dos principais itens elencados. Percebemos o esforço do governo para atender esta medida fundamental para os agricultores gaúchos, que tanto sofrem com a estiagem recorrente”, diz o deputado Ernani Polo. 

     O programa apresentado pelo governo e coordenado pelo secretário Luiz Fernando Mainardi, além de fomentar a implantação de áreas irrigadas, visa flexibilizar a concessão de licenças ambientais para a construção de barragens, açudes e reservatórios d´água, que são fundamentais para que estas áreas sejam efetivamente ampliadas: “ A flexibilização das licenças é um dos principais entraves ao desenvolvimento da irrigação no RS. Foi também um dos pontos fundamentais listados pela Comissão de Agricultura e levados em ofício ao governo do Estado. Vejo o empenho do secretário Mainardi para levar adiante este programa, que terá o nosso apoio e fiscalização de seu andamento, para que seja concretizado”, finaliza o deputado Ernani Polo.

Fonte: Alexandre Farina / Assessoria de Imprensa / Deputado Ernani Polo

Nenhum comentário:

Postar um comentário