sexta-feira, 16 de março de 2012

FIDENE/UNIJUÍ comemora hoje os 55 anos de ensino superior da Região Noroeste

 
Instalação da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ijuí (FAFI), precursora da FIDENE/UNIJUÍ, foi em 16 de março de 1957


     A data de hoje, 16 de março de 2012, tem um significado muito especial para a comunidade acadêmica, ligada à FIDENE/UNIJUÍ, bem como para toda a comunidade regional. Há exatos 55 anos, acontecia a instalação da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ijuí (FAFI), precursora da Fundação de Integração, Desenvolvimento e Educação do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (FIDENE), atual mantenedora da Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUÍ), do Centro de Educação Básica Francisco de Assis (EFA), do Museu Antropológico Diretor Pestana e da Rádio Educativa Unijuí FM.

     A história da FAFI/FIDENE/UNIJUÍ teve início na década de 50, quando a Ordem dos Frades Menores Franciscanos (Capuchinhos) e a comunidade de Ijuí e região iniciaram uma mobilização em prol da implantação do ensino superior. Da Associação Ijuiense Pró-Ensino Superior, fundada em fevereiro de 1956, sob articulação da Sociedade Literária Boaventura, surgiu a Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ijuí (FAFI), pioneira no ensino superior da Região Noroeste do Estado.

     A FAFI surgiu dessa articulação regional, da participação da comunidade nos desdobramentos que, mais tarde, consumariam o projeto Universitário. Logo nos seus primeiros anos, uma reestruturação marcou a postura pedagógica da FAFI, que de uma dimensão individual, passou a trabalhar uma dimensão marcada pela preocupação com o social, um espaço de realização coletiva e solidária. Em 1961 foram criados os centros, no sentido de departamentalizar as áreas da FAFI: Centro de Estudos e Pesquisas Filosóficas; Centro de Estudos e Pesquisas Educacionais; Centro de Estudos e Pesquisas Psicológicas; e o Centro de Estudos e Pesquisas Sociais.

     A presença marcante da FAFI na região, aguçada pelo Movimento Comunitário de Base, influenciou nas discussões para a criação de uma entidade regional, que fosse aberta e descentralizada, a fim de conduzir e respaldar a expansão do ensino superior da região.

FIDENE/UNIJUÍ

     Da ordem religiosa dos Capuchinhos para a comunidade regional, surgiu, em julho de 1969, a FIDENE, com esse propósito de encaminhar a Universidade Regional, dando o suporte legal, patrimonial e econômico-financeiro ao desenvolvimento do ensino superior no noroeste do Estado. 

     Como mantenedora, a FIDENE cria em 1970 a Faculdade de Ciências Administrativas, Contábeis e Econômicas de Ijuí (FACACEI). Em 1976 é implantado o Centro de Ciências Agrárias (CeCA) e em 1980, a Escola de Enfermagem de Ijuí (EEI). Com o passar dos anos, cada vez mais as atividades de extensão universitária foram assumindo a forma de programas e projetos específicos. Em substituição às Faculdades da FIDENE, em 1981 foram criados os Centros Integrados de Ensino Superior de Ijuí que, em 1985, através do reconhecimento da Universidade de Ijuí (UNIJUÍ), consolidou a estrutura organizacional presente até hoje, com denominação renovada em 1994 para Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul.

A Instituição na atualidade

     A Instituição conta hoje com quatro Campi – Ijuí, Panambi, Santa Rosa e Três Passos, com o Núcleo Universitário em Tenente Portela, além de um polo regional e um conjunto de unidades de apoio da educação a distância. Neste espaços, a Universidade atende a mais de 10 mil alunos, distribuídos em cursos de graduação presenciais e a distância, e na pós-graduação Lato e Stricto Sensu, com um conjunto de especializações, nas mais diversas áreas, quatro programas de mestrado e um de doutorado.

     A FIDENE e suas mantidas mantém hoje um espaço de destaque em diversas áreas do conhecimento, projetando não somente o ensino superior, mas ações comunitárias, sociais e culturais que promovem o desenvolvimento regional e a melhoria da qualidade de vida da população.

 

 

 

 

Fonte: UNIJUÍ
Fotos: Construção do prédio da FAFI/FIDENE, na década de 50, atual prédio da Sede Acadêmica da UNIJUÍ e da EFA.
Acervo MADP/FIDENE

Nenhum comentário:

Postar um comentário