sábado, 21 de janeiro de 2012

Noroeste do RS receberá barragens para evitar prejuízos à soja e ao milho

     Região mais castigada pela seca, o Noroeste gaúcho será a prioridade para a construção de novas barragens. Os locais, o número de projetos e os cronogramas, no entanto, serão definidos por um plano diretor que começará ser montado a partir de fevereiro, com um prazo de seis meses para ser concluído, conforme o acordado entre a Secretaria Estadual de Obras Públicas e Irrigação (SOP) e o Ministério da Integração Nacional.

     – No mapa da estiagem, a situação é mais grave onde se concentra a produção de soja e do milho no Estado – explica o diretor do Departamento de Irrigação da SOP, Paulo Paim.

     Além das barragens de Taquarembó e Jaguari, em construção na Campanha, a secretaria tem outros 22 projetos, mas à exceção de uma em Sarandi, no Norte, todas são na Metade Sul, região que produz pouca soja e milho e é essencialmente voltada para o arroz, cultura que já é irrigada. Por isso, a ordem é dar continuidade a apenas mais quatro projetos de barragens incluídas no PAC 2 e depois obedecer às prioridades definidas pelo plano diretor do Plano Estadual de Irrigação.

     – Destas outras 18, nenhuma era naquela região (Noroeste) – completa Paim.

     Na quinta-feira, a secretaria recebeu do ministério a confirmação de que terá recursos entre R$ 600 mil e R$ 800 mil para montar o plano diretor. Os ritos burocráticos, no entanto, tomarão um mês. Para Paim, o sinal verde do ministério significa que o Plano Estadual de Irrigação começa a decolar.

     Apesar da intenção de dar atenção especial ao Noroeste por ser vítima recorrente de estiagem e grande produtora de grãos, a prioridade terá de ser confirmada como uma conclusão do plano diretor, que será elaborado com a participação dos comitês das 25 bacias hidrográficas do Estado, Conselhos Regionais de Desenvolvimento (Coredes), produtores e secretarias do Estado.

     Pecuarista na Metade Sul, o consultor em recursos hídricos e ex-professor do Instituto de Pesquisas Hidráulicas (IPH) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) Antônio Eduardo Lanna considera positiva a prioridade ao Noroeste gaúcho.

     – Finalmente teremos bom senso técnico e econômico. Até agora os governos olharam mais para o arroz na Fronteira Oeste e Campanha, que é um foco totalmente equivocado. Vejo com bons olhos até como contribuinte – diz Lanna.

Possíveis locais

Locais que poderão receber barragens na Região Noroeste
- Bacia dos rios Turvo/Santa Rosa/Santo Cristo
- Bacia do Rio Ijuí
- Bacia do Rio Piratini
- Bacia do Alto Jacuí
- Nascente do Rio Vacacaí

Obras em andamento

- Barragem do Arroio Taquarembó: entre Dom Pedrito e Lavras do Sul (86% concluída)
- Barragem do Arroio Jaguari: entre São Gabriel e Lavras do Sul (67% concluída).

PROJETOS DO PAC 2:

- Barragem do Rio São Sepé, que beneficiará os municípios de São Sepé, Formigueiro e Vila Nova do Sul
- Barragem do Arroio Estancado, em Sarandi, no norte do Estado.
- Barragem do Rio Soturno, atendendo Nova Palma e Faxinal do Soturno, na região central do Estado.
- Barragem do Passo da Ferraria, ente Dom Pedrito e Bagé.

Fonte: Caio Cigana / ZERO HORA

Nenhum comentário:

Postar um comentário