sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

Após ser retirado entre entulhos, 13º corpo é encontrado e levado para IML

Corpo de décima vítima é localizado nos escombros no Centro do Rio de Janeiro (Foto: Lilian Quaino/G1)
  Mais corpos são encontrados nesta sexta-feira (27) no Centro do Rio de Janeiro
  (Foto: Lilian Quaino/G1)


     O secretário estadual de Defesa Civil, coronel Sérgio Simões, informou no início da noite desta sexta-feira (27) que o 13º corpo de vítima do desabamento dos três prédios no Centro do Rio de Janeiro foi retirado junto com entulhos dos escombros. De acordo com informações o coronel, o corpo havia sido retirado junto com os escombros levados pela Comlurb.
     "Vim aqui prestar um esclarecimento. Nessa madrugada um corpo em muito mau estado, muito dilacerado, saiu daqui sem que nós percebêssemos, foi levado para o local destinado aos entulhos que estão sendo daqui retirados, num espaço da Comlurb. E nós identificamos esse corpo há pouco tempo, já providenciamos a sua remoção e o corpo está sendo levado para o IML. Esse então é o 13º corpo", explicou Simões. "O corpo está muito dilacerado, mas por uma das mãos, conseguimos identificar que é uma mulher", completou.
     Simões afirmou ainda que os trabalhos só vão terminar quando a operação estiver concluída. Segundo o secretário, os bombeiros trabalham na noite desta sexta (27) em uma área que seria a sala de aula do 6º andar, ocupada por um grupo de alunos em treinamento.
     "Nós estamos na escada. E aí a gente está aumentando a percepção de que ali vamos encontrar mais corpos", disse o secretário estadual de Defesa Civil,  acrescentando que os quatro corpos encontrados nesta sexta estariam numa posição "como se estivessem saindo da escada".
     O secretário não descarta, porém, que outros corpos possam estar no mesmo ponto de descarte de entulho onde a 13ª vítima foi encontrada. "A gente não pode descartar essa possibilidade", admitiu Simões, explicando que pretende primeiro concluir o trabalho no Centro do Rio para depois checar com familiares e, se necessário, checar o local dos entulhos. "Mas espera que isso não aconteça", frisou.
     Simões descartou falha por parte do Corpo de Bombeiros. "Não considero que houve falha, isso aconteceu em um momento muito crítico, com chuva na madrugada e o corpo estava em muito mau estado", afirmou. "Isso não tira o mérito nem o brilho dos homens do Corpo de Bombeiros que estão aqui comprometidos com essa operação que é muito dolorosa, especialmente para as famílias".
     O secretário, no entanto, fez questão de ressaltar que as equipes dos bombeiros vão redobrar a atenção na retirada dos escombros.
     No primeiro dia de buscas, cinco corpos foram resgatados. Nesta sexta-feira pela manhã, outros quatro corpos foram encontrados, sendo que o primeiro foi achado pelas equipes ainda durante a madrugada. Os outros corpos foram encontrados nesta tarde.
     Segundo a Polícia Civil, seis vítimas haviam sido identificadas até as 17h: Elenice Maria Consani Quedas, de 64 anos, Alessandra Alves Lima, de 29 anos, Celso Renato Braga Cabral, de 46 anos, Margarida Vieira de Carvalho, de 65, Nilson de Assunção Ferreira, de 50 anos, e Cornélio Ribeiro Lopes, de 73.
     Sob aplausos, Celso Cabral foi enterrado nesta manhã em Niterói. Além das vítimas relacionadas oficialmente pela Polícia Civil, parentes também dizem já ter identificado o corpo do catador de lixo Moiséis Moraes da Silva.
     O acidente deixou seis feridos. De acordo com a Secretaria municipal de Saúde, o quadro mais grave é o da única pessoa que segue internada. Ela é uma mulher que teve lesão no couro cabeludo, passou por cirurgia e foi transferida para um hospital particular.

Fonte: Carolina Lauriano / Do G1 RJ

Nenhum comentário:

Postar um comentário