Tramandaí às 13h30 / Crédito: Adriana Franciosi
O presidente da Fundação Estadual de Proteção Ambiental, Fernando Niedersberg, pede aos veranistas de Imbé e Tramandaí que se afastem da praia durante todo o final de semana. Segundo ele, não é recomendável o contato com o mar e com a areia nos próximos dias.
— Mesmo com a areia limpa, com certeza na água as manchas de óleo não se dispersaram totalmente. Isso é impossível de se dispersar em tão pouco tempo. O petróleo é altamente tóxico, então, por precaução, recomendo que sejam interditadas as praias de Tramandaí e Imbé — afirmou Niedersberg.
Confira todas as matérias sobre o vazamento no Litoral Norte
A posição da Fepam contraria a expectativa do secretário de Meio Ambiente de Tramandaí, o oceanógrafo Antônio Matos, que pretendia liberar o banho no mar a partir das 13h. Desde o início desta tarde, placas avisando que o mar está impróprio para banho são fixadas ao longo da orla dos dois municípios. Niedersberg, no entanto, não descarta que outras praias do Litoral Norte possam ser interditadas também.
— Por enquanto, nosso monitoramento identificou petróleo apenas em Tramandaí e Imbé, mas há relatos de manchas em Atlântida e Capão da Canoa. Quem enxergar essas manchas deve deixar a praia — orienta o presidente.
GALERIA DE FOTOS:
ZH acompanha a situação das praias após vazamento de óleo
Na manhã de quinta-feira, o descarregamento de petróleo de um navio para uma monoboia da Transpetro, da Petrobras, causou vazamento do produto no mar,
Fonte: Humberto Trezzi e Paulo Germano / ZERO HORA
Nenhum comentário:
Postar um comentário