quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

Hortaliças: Irrigação para amenizar e esverdear

foto
  João e Mari Sfoglia e a funcionária Buzolli (ao fundo) exibem alfaces verdinhas


     Sistema que não desperdiça energia elétrica garante que verduras e legumes estejam sempre viçosos, sem sofrer com estiagem

     Encantado - Nesta época do ano, quem passa pelas estradas de chão batido do interior do município avista poeira e vários indícios de estiagem. Porém, em ambas as margens de uma via na comunidade de Barra do Coqueiro, o cenário é diferente. A paisagem é composta por canteiros em que a água jorra sobre hortaliças verdinhas e viçosas. O trabalho é fruto do casal João (57) e Mari Sfoglia (47), que se dedicam à produção de verduras e legumes há seis anos.
     O sistema de irrigação garante que alfaces, repolhos, vagens, pepinos, couves-flor, brócolis, rúculas e demais verduras permaneçam bonitas até chegar ao consumidor final. Precavido, o casal investiu forte na estruturação dos 28 canteiros que ocupam dois hectares da propriedade que circunda a residência. O sistema de irrigação consegue abranger os canteiros cobertos e também a área aberta, que conta com a produção de brócolis e repolho. Com isso, a produção não é afetada pela estiagem que vem assolando plantações e produtores da região.
     Uma cisterna com capacidade para 500 mil litros capta a água da chuva. Mangueiras também buscam água de uma vertente e levam o líquido até os canteiros. “Graças a Deus não perdemos nada por causa da seca, com certeza este sistema ajudou, e muito”, diz Sfoglia. Ele explica que as estufas auxiliam na higiene do produto, não o deixando exposto ao clima. O produtor garante ainda que o modelo não desperdiça energia elétrica, sendo sustentável. “É tudo por gravidade, sem precisar gastar luz.”
     Para qualificar a produção, uma sala será construída para o processo de lavagem e empacotamento das verduras e legumes. Para minimizar os problemas com agrotóxicos e oferecer um produto isento de veneno, Sfoglia garante que usa pouco agroquímico, atuando na maior parte dos canteiros com esterco de aves. Neusa Buzolli é moradora de Barra do Coqueiro e trabalha com o casal há três anos. Contente com a profissão, diz que atuar com hortaliças, poder mexer na terra e colher produtos fresquinhos todos os dias é uma terapia. “Sinto-me muito feliz fazendo isso. É uma distração bem prazerosa”, classifica.

Destino

     Toda a produção é comercializada nas terças, sextas e sábados, na Feira do Produtor de Encantado. Parte também abastece mercados, fruteiras e restaurantes da cidade. A atividade conta com mão de obra local, feita pelo casal e outros três funcionários. A maior demanda gira em torno da alface, sendo que 24 mil mudas foram plantadas recentemente. A colheita semanal é de cinco mil pés.

Fonte: Carina Marques - Jornal O Informativo do Vale
Foto: Carina Marques

Nenhum comentário:

Postar um comentário