terça-feira, 31 de janeiro de 2012

Temporal provoca destruição e mortes na Argentina

  Centenas de árvores foram derrubadas pelo vento
  Crédito: Reprodução TV argentina / CP

     Um violento temporal de chuva, vento e granizo atingiu Córdoba nessa segunda-feira. Pelo menos duas pessoas morreram, quinze ficaram feridas e houve destruição em vários pontos da cidade - uma das principais da Argentina. De acordo com as autoridades, há mais de 300 desabrigados. 

     Centenas de árvores foram derrubadas pelo vento, e em alguns pontos a água atingiu 2 metros. Além disso, metade da cidade está sem luz, e o serviço deve ser restabelecido somente em dois ou três dias. Conforme informações, a população foi orientada a não sair de casa devido ao risco de choques elétricos. O governo argentino ofereceu ajuda do Exército e o esquema de segurança foi reforçado para evitar saques.

     Segundo a MetSul Meteorologia, o temporal em Córdoba foi consequência de grandes áreas de instabilidade associadas ao ar quente e úmido que cobre o Centro e o Norte da Argentina. “É a mesma massa de ar tropical que cobre o Rio Grande do Sul, mas aqui o ar está seco e inibe a formação de tempestades”, explicou o meteorologista da MetSul Luiz Fernando Nachtigall.

     Segundo ele, na segunda metade desta semana e no decorrer da semana que vem o ar quente permanecerá sobre o Estado, mas com umidade elevada, o que deve trazer temporais para o território gaúcho, alguns fortes e com potencial de trazer danos por chuva torrencial, vento e granizo. Tempestades severas no Centro da Argentina eram alertadas pela MetSul na edição impressa do Correio do Povo de segunda-feira e o risco de tempo severo permanece no país vizinho.

Fonte: Correio do Povo, com informações da METSUL

Nenhum comentário:

Postar um comentário