segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

Dois secretários municipais são presos por crime ambiental em Pedras Altas

     Em uma patrulha realizada na fronteira com o Uruguai, na madrugada desta segunda-feira, a Polícia Federal (PF) de Bagé prendeu um grupo que extraía areia do Rio Jaguarão na localidade de Prainha, Distrito de São Diogo, no município de Pedras Altas, na região da Campanha. Entre as pessoas abordadas estavam dois secretários da cidade, que acabaram presos por crime ambiental.

     A ação fez parte da Operação Sentinela. Dois caminhões foram vistoriados por estarem retirando a areia da localidade. Nos veículos, com logotipo do município e de propriedade da prefeitura, foram encontrados 13m³ de areia. Mas, segundo avaliação feita pelos policiais no local, estima-se que mais de 500m³ tenham sido retirados do Rio Jaguarão.

     No local, estavam o secretário de Agropecuária, Deive Chafado, e o secretário de Obras, Leonério Miranda, além de outro servidor, que não teve identidade revelada.

     Como não havia qualquer autorização dos órgãos ambientais para que fosse realizada a extração de areia do local, os três servidores receberam voz de prisão e foram conduzidos à Delegacia de Polícia Federal em Bagé, onde foram ouvidos.

     De acordo com a PF, em depoimento, os homens teriam dito que a areia extraída de forma irregular seria utilizada em obras da prefeitura.

     Eles responderão por crime ambiental e crime contra a ordem econômica, pela retirada de bens considerados da União. Após o flagrante, os presos foram conduzidos ao Presídio Regional de Bagé.

     Roberto Firmino, advogado dos suspeitos, não havia conseguido conversar com os clientes até o final da manhã, mas já estava solicitando a liberdade provisória do trio à Justiça de Bagé.

     Procurado pela reportagem, o prefeito de Pedras Altas, Gabriel de Lellis Júnior (PSDB), informou que não está na cidade e disse que se pronunciará à tarde, após ouvir o advogado dos suspeitos.

Fonte: ZERO HORA

Nenhum comentário:

Postar um comentário