O Vice- Governador Beto Grill, vetou a criação da Microrregião Celeiro. O veto aconteceu quando, o então vice-governador, tinha assumido o comando do Estado no período de férias do Governador Tarso Genro. A informação foi repassada com exclusividade pela Rádio Querência hoje a tarde em entrevista do presidente da AMUCELEIRO, Clairton Carboni, durante o Seminário de Desenvolvimento Sustentável de um Novo Celeiro, em Campo Novo. O projeto da Microrregião Celeiro já tinha passado pela Assembléia Legislativa e foi aprovado por unanimidade.
O Projeto de Lei Complementar é da deputada Zilá Breitenbach (PSDB), que criaria a primeira microrregião a ser instituída no Rio Grande do Sul.
Os municípios integrantes da então “microrregião” Celeiro, estão localizados na fronteira do Estado com a Argentina. São eles: Barra do Guarita; Bom Progresso; Braga; Campo Novo; Chiapetta; Coronel Bicaco; Crissiumal; Derrubadas; Esperança do Sul; Humaitá; Inhacorá; Miraguaí; Redentora; Santo Augusto; São Martinho; São Valério do Sul; Sede Nova; Tenente Portela; Tiradentes do Sul; Três Passos e Vista Gaúcha.
A microrregião teria a mesma divisão geográfica da Associação dos Municípios da Região Celeiro (Amuceleiro), do Conselho Regional de Desenvolvimento (Corede Celeiro) e da Associação das Câmaras de Vereadores (Acamrece), fato que facilitaria os pleitos e as ações em conjunto do desenvolvimento dos 21 municípios que fazem parte da Amuceleiro.
A deputada Zilá Breitenbach (PSDB), disse à reportagem da Rádio Querência que recebeu a noticia com indignação e que vai cobrar do Governo Gaúcho explicações para o veto do projeto. A deputada disse ainda que não vai parar por aí, e que o projeto novamente voltará a ser uma das sua prioridades.
Fonte: André Motta / Rádio Querência
Nenhum comentário:
Postar um comentário