Prefeito Clovis Montagner explicou o processo de comercialização da merenda escolar aos produtores rurais de Faxinal do Soturno - Norton Avila / Divulgação prefeitura de Faxinal do Soturno
A Secretaria da Educação de Faxinal do Soturno, por meio do Departamento de Alimentação Escolar, reuniu na terça-feira, (17) à tarde os produtores rurais do município para explicar todo o processo de comercialização dos produtos da agricultura familiar e que será adquirida pela prefeitura para complementar a merenda escolar.
Durante o encontro, realizado no auditório municipal Vicente Pallotti, os agricultores receberam orientações sobre a lei 11.947/2009, que prevê que, no mínimo, 30% da merenda escolar nos municípios deverão ser de gêneros alimentícios da agricultura familiar e do empreendedor familiar rural. Só no ano passado, a prefeitura adquiriu R$ 42 mil em alimentos dos agricultores, o que representa 47% da merenda escolar do município. Para este ano, mesmo com a seca, a meta é ultrapassar os 50%.
Entre os produtos que já foram comercializados nos anos anteriores e que estão no cardápio de cerca de 1,6 mil alunos do município estão alface, feijão, arroz, batata, bolacha caseira, tomate, laranja e iogurte, entre outros. No total, só em 2011, 30 agricultores forneceram alimentos para as oito escolas no município.
Para que os produtos que irão à mesa dos estudantes estejam em excelente qualidade e que cumpram com as obrigações impostas na lei, são realizadas periodicamente análises em laboratórios especializados e recebem fiscalização e orientações das secretarias municipais da Saúde e da Agricultura e Meio Ambiente, da Emater, do Sindicato dos Trabalhadores Rurais e da Vigilância Sanitária.
Para o prefeito de Faxinal do Soturno, Clovis Alberto Montagner (PP), esta é uma oportunidade que o Poder Executivo oferece aos agricultores poderem comercializar seus produtos.
– Nossa meta é manter o agricultor no campo com qualificação e oferecer as mais variadas formas de comercialização do que é produzido nas propriedades – explicou Clovis, durante a reunião.
A próxima chamada pública para a aquisição de alimentos para este ano está marcada para 13 de fevereiro. Entre os documentos necessários, estão a identidade, o CPF, o bloco de produtor rural e a Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP).
Fonte: Diário de Santa Maria, com informações da assessoria de imprensa da prefeitura de Faxinal do Soturno.
Nenhum comentário:
Postar um comentário