quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

Por determinação da Justiça, jegue queimado é levado para clínica na BA

jegue queimado na bahia (Foto: Reprodução/Tv Bahia)

  Animal estava pastando no fim de linha do bairro (Foto: Reprodução/Tv Bahia)

     O jegue queimado por uma pessoa não identificada no bairro de Plataforma, em Salvador, foi levado nesta quinta-feira (29) para uma clínica veterinária em Lauro de Freitas, região metropolitana. O animal foi levado após expedição de uma Ordem Judicial liberada nesta madrugada.
     A advogada da Ong Terra Viva, Ana Rita Tavares, acompanhou a retirada do animal por uma equipe da Transalvador. Ela informou que diante da recusa do guardião de entregar o animal, ela entrou com uma ação no Ministério Público com pedido de liminar para levar o bicho para tratamento. “Nós conseguimos fazer o resgate com a presença do oficial de Justiça, já que o guardião estava resistente em entrega-lo”, disse.
     A advogada informou ainda que irá ajuizar uma ação criminal de maus tratos contra o proprietário. “Daqui para frente nós vamos ajuizar uma ação criminal, já que isso é crime de maus tratos. O dono sabia que o animal estava precisando de socorro e o negligenciou. Ele ficou vagando pelas ruas de plataforma com esse ferimento imenso”, completou.
     O animal já foi medicado e está sob os cuidados do médico veterinário Moacir Morais. Ele disse que aceitou cuidar gratuitamente do animal porque se sensibilizou com a situação. “Eu já realizo esse trabalho de cuidado em parceria com algumas Ongs”, disse. Ele informou que o bicho está com uma queimadura profunda e que necessitará de pelo menos, trinta a quarenta dias para se recuperar.    "O animal está com queimadura profunda. Apliquei uma vacina e agora é aguardar a recuperação. Vamos trocar o curativo de duas a três vezes ao dia e acompanharemos o animal", completou o veterinário.
     Na última quarta-feira (28), uma equipe da Transalvador esteve no local para a retirada do animal, mas foi impedida pelo proprietário do bicho. Na ocasião, o proprietário disse que comprou o jegue ainda novinho e que há três semanas encontrou o animal já queimado. Segundo moradores do bairro de Plataforma, o jegue foi queimado por pessoas ainda não identificadas e ficou pastando no fim de linha do bairro. O dono do animal disse que o jegue estava irritado e, por isso, o deixou solto.

O caso

     O animal foi queimado por uma pessoa ainda não identificada no bairro de Plataforma, no Subúrbio Ferroviário de Salvador. Segundo os moradores do local, o crime aconteceu na quarta-feira (21).   Mesmo muito ferido, o jegue passou diversos dias pastando no fim de linha do bairro.
     No início desta semana a produção da TV Bahia entrou em contato com vários órgãos públicos, mas nenhum se comprometeu a socorrer o animal, até que um veterinário se dispôs a cuidar dele em uma clínica particular.

Fonte: Do G1 BA, com informações da Tv Bahia

OBS: Por Joce Rodrigues:

1º Parabéns a ONG Terra Viva, a advogada Ana Rita Tavares, a equipe da Transalvador que participaram do resgate deste animal.
2º Parabéns a produção da TV Bahia que divulgou e acompanhou este caso,
3º O médico veterinário Moacir Morais, além dos parabéns, merece muitos elogios por cuidar gratuitamente deste animal, quando os responsáveis, que ganham para isso foram covardes e deveriam ser demitidos dessa função, porque não resolvem nada e mancham a imagem de seu município no Brasil.
4º O dono deste animal que impediu o mesmo ser tratado deve ser responsabilizado, mas vamos pegar essa pessoa que fez isto com o Jeque, ou será que também vai ficar assim, cadeia para esse (humanimal).
5° Agora dizer que uma pessoa particular ter que assumir o tratamento do animal porque os órgãos constituídos não se comprometeram de socorrer o pobre animal. QUE BAGUNÇA É ESSA AÍ. PÕE TUDO NA RUA. São pago com dinheiro público e devem favor a comunidade por estarem lá. Tropa de...............
Parabéns a todos que salvaram este pobre animal, e continuem  assim porque encontraram muitos outros casos se a justiça não barrar esta crueldade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário