terça-feira, 27 de dezembro de 2011

Edital de concurso público para professores sai na quinta

Secretaria da Educação anunciou abertura de dez mil

cargos para o magistério


     O edital do concurso público que abrirá 10 mil vagas para professores do magistério estadual será publicado na quinta-feira no Diário Oficial. Em entrevista ao programa Guaíba Revista, a secretária-adjunta da Educação, Maria Eulália Nascimento, disse que as nomeações dos aprovados estão previstas para o segundo semestre de 2012. Segundo ela, o contrato para a realização de concurso será publicado amanhã.

     O governo projeta, depois das contratações dos professores, realizar concurso para servidores de escola. Deverão ser abertas cerca de 3 mil vagas para esta categoria. Mas antes de lançar o edital do concurso, é necessário enviar à Assembleia Legislativa (AL) projeto de lei para a criação de novos cargos no quadro dos servidores, de acordo com as novas necessidades das escolas, como técnicos em informática, nutricionistas, bibliotecárias e professores de apoio de classe para inclusão. A proposta deverá chegar à Assembleia Legislativa no final de fevereiro, quando termina o recesso do Legislativo estadual.

     O secretário estadual da Educação, Jose Clovis de Azevedo, já havia explicado que as 10 mil vagas abertas neste primeiro concurso serão divididas por região, para professores que atuarão na rede pública estadual a partir de 2012. Por ano, 2 mil professores da rede estadual se aposentam. "Isto é previsível. São 21 mil contratados. O problema ocorre quando o professor abandona o cargo. A reposição não é imediata por causa da burocracia, levando de 20 a 30 dias para colocar outro professor no lugar", explicou o secretário.

     No dia 28 de outubro deste ano, a SEC publicou no Diário Oficial do Estado (DOE) o regulamento para o concurso público do Magistério, pois o existente era de 1984, anterior a atual Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB). Foram incluídos no texto o sistema de cotas a pessoas com deficiência e negros.

Fonte: Correio do Povo e Rádio Guaíba

Nenhum comentário:

Postar um comentário