quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

Estiagem já afeta 32 municípios gaúchos e lista deve aumentar

     A estiagem que castiga o Rio Grande do Sul afeta pelo menos 32 municípios gaúchos. Até o fim da manhã desta quinta-feira, 18 cidades haviam decretado situação de emergência em função da falta de chuvas, enquanto outras 13 já encaminharam à Defesa Civil a Notificação Preliminar de Desastre (Nopred) – etapa anterior ao decreto. Conforme o órgão estadual, 129.576 pessoas são afetadas. 

     Os 18 municípios em situação de emergência são Barra Funda, Cerro Branco, Constantina, Coronel Bicaco, Chiapetta, Crissiumal, Cruzeiro do Sul, Engenho Velho, Fontoura Xavier, Fortaleza dos Valos, Ilópolis, Liberato Salzano, Novo Xingu, Passo do Sobrado, Putinga, Rodeio Bonito, Santa Cruz do Sul e São Pedro das Missões.

     Outros 14 enviaram o Nopred à Defesa Civil: Santa Maria, Trindade do Sul, Jóia, São José das Missões, São José do Herval, Pontão, Cristal do Sul, São Valentim do Sul, Novo Tiradentes, Herveiras, Progresso, Arroio do Tigre, Arroio do Meio e Pinhal Grande.

Lista deve aumentar

     A lista de municípios afetados pela seca tende a crescer. O município de Itaara, na região central, está contabilizando prejuízos e aguarda um levantamento da Emater para enviar o Nopred à Defesa Civil. De acordo com a prefeitura, que já disponibilizou um carro-pipa aos cerca de 5 mil habitantes, a maior preocupação é com o consumo dos animais. Na agricultura, existe uma perda de 50% na produção de feijão, 60% no milho e 50% na soja conforme o secretário de Desenvolvimento Agropecuária e Meio Ambiente, Dary Ribeiro Leite.

     Outro município que contabiliza danos é Frederico Westphalen, no Médio Uruguai. De acordo com o prefeito José Alberto Panosso, a falta de chuvas baixou de forma drástica o nível de córregos e riachos. Só nos últimos três dias foram abertos 55 bebedouros, com o uso de retroescavadeira, próximo a moradias nas localidades. Os pequenos buracos cavados para depósito de água garantem o produto para consumo humano e também aos animais.

Fonte: Correio do Povo, com informações do repórter Renato Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário