sexta-feira, 23 de dezembro de 2011

EIV Santa Maria - Última Semana de Inscrições


     O Estágio interdisciplinar de Vivências (EIV) é um espaço em que os estudantes das diversas áreas do conhecimento têm a oportunidade de aprender, conhecer e vivenciar o cotidiano das comunidades rurais, agricultores familiares e famílias assentadas. O EIV desde seu surgimento na década de 80 surge com o objetivo de sensibilizar e propiciar aos estudantes pensarem a sociedade de forma crítica a fim de que intervenham nesta enquanto estudantes e enquanto sujeitos atuantes em sua formação profissional. O IX EIV Santa Maria ocorre através da articulação com o Movimento Estudantil e os Movimentos Sociais Populares do Campo para que de forma coletiva consigam refletir e avançar para uma sociedade justa e igualitária. O IX EIV Santa Maria ocorre de 01 a 22 de Fevereiro de 2012.

As inscrições podem ser feitas pelo link: 

Mais informações pelo e-mail: eivsantamaria@gmail.com

Sobre o IX EIV Santa Maira

Data

De 01 a 22 de fevereiro de 2012.

Local

     As etapas de preparação e avaliação serão na Sede do Assentamento do Sobrado, em Júlio de Castilhos (RS). Para chegar até lá, os estudantes irão se reunir em Santa Maria e seguir com membros da organização até a sede do assentamento.

Quem pode participar?

     Pode participar do EIV qualquer estudante universitário de qualquer curso ou universidade – incluindo as universidades de outros países da América Latina. A seleção será realizada na primeira semana de janeiro e os candidatos selecionados serão imediatamente informados.

Custo:

     Será solicitada uma contribuição facultativa de R$ 25,00 para os estudantes (talvez menos), mas para quem não puder pagar não há problemas. Esta contribuição será solicitada apenas durante a realização do estágio.

Como o EIV funciona?

     Os estagiários selecionados irão se reunir em Santa Maria para seguir até Sede do Assentamento do Sobrado, em Júlio de Castilhos. O estágio é dividido em 3 etapas: preparação, vivência e avaliação.

     No período de preparação, que será de 05 dias, os estudantes estudarão conteúdos relativos à questão agrária e se prepararão para o período de vivência, com metodologias e dinâmicas que permitem a construção coletiva do conhecimento. Esta etapa irá ocorrer em Júlio de Castilhos.
     Após este período os estudantes passarão pelo período de vivência, no qual se deslocarão para diversos assentamentos de reforma agrária do estado do Rio Grande do Sul. Os estagiários serão consultados previamente quanto às preferências para sua vivência durante a etapa de preparação, tentando-se contemplar suas expectativas.
     Neste período, os estudantes terão contato direto com a realidade de cada assentamento e participarão das tarefas diárias da família assentada que os receber. Os assentamentos serão principalmente de famílias organizadas no Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem-Terra (MST). Esse período terá duração de 10 dias.
     Para a etapa de avaliação, todos os estagiários se encontrarão novamente em Júlio de Castilhos e compartilharão suas mais diversas experiências. A troca de experiências faz deste um momento muito rico durante o EIV. Esse período tem duração de 04 dias.

Sobre o EIV

     Nascido das experiências acumuladas pela FEAB (Federação dos Estudantes de Agronomia do Brasil) na década de 80, o Estágio de Vivência tornou-se um espaço consolidado em inúmeras Universidades do país e vem contribuindo de maneira significativa na formação de profissionais mais voltados para a difícil realidade social brasileira.
     Além de promover um envolvimento maior das universidades com as suas regiões de abrangência, rompendo com o academicismo desprovido de práxis social, o Estágio de Vivência proporciona aos estudantes universitários um contato direto com as comunidades de assentados e agricultores familiares organizados, vivenciando na prática seus problemas, suas formas de organização e os desafios por eles enfrentados.
     Com uma metodologia bastante distinta dos projetos formais de extensão desenvolvidos nas Universidades, o Estágio de Vivência se caracteriza por fundamentar-se em alguns princípios básicos, dentre eles a interdisciplinaridade, onde se procura incentivar a participação de diversos cursos para que se possa abranger a realidade sob diversos enfoques, de acordo com as respectivas áreas do conhecimento. Outra característica importante é a forma interativa dos espaços reservados à discussão, principalmente nas fases de preparação e avaliação, privilegiando o debate como forma de construção do conhecimento, refletindo conjuntamente sobre as diferentes realidades vivenciadas durante o Estágio.
     Este projeto busca ainda, mostrar a relação social do modelo de desenvolvimento imposto à sociedade Brasileira comparada à realidade vivida pelos trabalhadores, através de Cursos de Formação Política envolvendo Economia e o Modelo Agrário, embasado em profundos estudos teórico- práticos desta realidade.

Fonte: Diretório Central dos Estudantes / UFSM

Nenhum comentário:

Postar um comentário