sábado, 28 de maio de 2011

132ª Romaria contabilizou 110 mil no primeiro dia

A maior concentração de romeiros se deu durante a manhã. [Foto Leandro Rodrigues]

A maior concentração de romeiros se deu durante a manhã. (Foto Leandro Rodrigues)
     A chuva no primeiro dia da 132ª Romaria ao Santuário de Caravaggio não espantou as mais de cem mil pessoas de demonstrarem sua fé à Nossa Senhora.  A contagem do público foi feita pela Brigada Militar de Farroupilha que emprega um efeito de 120 homens no evento. Até o meio dia desta quinta-feira o número oficial era de 110 mil.
     O pico alto da Romaria ocorreu entre 9h e 12h e a maior concentração de romeiros na Praça de Caravaggio foi na Missa Campal das 10h30.
     A Celebração Campal do Primeiro Dia contou com a participação de quatro Bispos. Dom Paulo Moretto, Bispo Diocesano de Caxias do Sul Presidiu a celebração. Dom Alessandro Ruffinoni, Bispo Coadjutor de Caxias do Sul, Dom Paulo de Conto, Bispo de Montenegro e Dom Ângelo Domingos Salvador, Bispo Emérito de Uruguaiana estiveram juntos na celebração. Mais de dez Sacerdotes acompanharam os bispos durante a principal Missa do Dia dedicado à Nossa Senhora de Caravaggio.
     A movimentação de peregrinos começou ainda durante a madrugada. Por volta das duas horas, romeiros vindos de Caxias do Sul já estavam percorrendo a estrada velha, de chão batido, até o Santuário de Caravaggio em Farroupilha.   Por volta das 5h30 os primeiros peregrinos chegavam ao Santuário em Farroupilha, debaixo de um leve chuvisco. A distância percorrida pelos devotos que vêm a pé de Caxias do Sul é de 23 quilômetros enquanto que os farroupilhenses que caminham de Farroupilha a Caravaggio é de cerca de oito quilômetros. A primeira Missa do Dia foi celebradas às 6h da manhã e a última às 18h.
     Para esta edição da Romaria de Caravaggio, uma grande infraestrutura está montada na Praça do Santuário e nas principais vias de acesso. Na esplanada de Caravaggio existem quatro pontos de vendas de lanches rápidos e cinco barracas de venda de objetos religiosos. Também estão instalados cinco pontos de vendas de passagens para a cidade de Farroupilha e de Caxias do Sul. Mais de trinta Sacerdotes estão envolvidos nas Celebrações de Missas e também nas Confissões aos fiéis. No Santuário de Caravaggio existem dez mil vagas para estacionamento de veículos e uma plataforma de embarque e desembarque com capacidade para receber simultaneamente até 150 ônibus.
     A Romaria ao Santuário de Nossa Senhora de Caravaggio segue no sábado e domingo. Em cada um dos dias serão celebradas Missas às 6h, 7h, 8h, 9h, 12h, 13h, 15h, 16h, 17h e 18h. Sempre às 10h30 acontece a Celebração da Missa Campal e às 14h, a Récita do Terço com a Bênção do Santíssimo Sacramento.

Os romeiros aproveitaram a ocasião para tocar na imagem de N.Sª Senhora. [Foto Leandro Rodrigues]
Os romeiros aproveitaram a ocasião para tocar na imagem de N. Sª Senhora. (Foto Leandro Rodrigues)

Fonte: Jornal O Farroupilha

Nenhum comentário:

Postar um comentário